CARNAVAL 2023 – Previsão do tempo não atrapalha e folia arrasta multidões no Sul Fluminense

0

SUL FLUMINENSE 

Faça chuva ou faça sol a animação e a vontade de celebrar o carnaval passou na frente de qualquer previsão. Os foliões estavam com saudade e não pensaram duas vezes em lotar as ruas, avenidas e praias da Costa Verde para aproveitar as festividades carnavalescas que precisaram ser canceladas nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19. Uma das atrações, foi o tradicional Bloco do Boi, em Barra Mansa, que atraiu centenas de foliões pelas principais ruas da cidade. Para registrar todas as emoções dos quatro dias de carnaval, o A VOZ DA CIDADE realizou um levantamento onde você ficará por dentro de tudo que aconteceu na Região Sul Fluminense. Confira.

Mais de dez mil foliões participaram do carnaval em Barra Mansa

 Bloco do Boi percorreu as ruas de Barra Mansa todos os dias de carnaval – foto: Gabriel Borges

 Mesmo com chuva, segundo dados da prefeitura, dez mil foliões marcaram presença nas festividades de carnaval em Barra Mansa. O público esteve em peso nas apresentações no Calçadão Dama do Samba, no Centro, e nos tradicionais blocos, como a ‘Folia de Momo’ e o ‘Bloco do Boi’.

O primeiro dia de carnaval foi marcado pela presença dos amantes da Folia de Momo no desfile do Bloco ‘Tradição’, no Morro do Cruzeiro. O evento abriu o carnaval da cidade na noite de sexta-feira, dia 17.

O desfile aconteceu entre 19 e 23 horas, reunindo adultos, jovens e crianças pela principal via do bairro, a Alameda João Miranda Torres. A alegria e descontração deram o tom do evento. O bloco carnavalesco tem sete anos de existência e conta com cerca de 50 ritmistas e mais de 200 participantes.

No sábado, dia 18, foi à vez do Bloco ‘Me Beija Direito’, no Centro. Já no Calçadão Dama do Samba a folia começou às 14 horas com a Matinê Bailinho Kids, comandada pela cantora barra-mansense Cecília Reis. Em seguida, foi à vez da apresentação da bateria Super Show e para encerrar a noite, a bateria da Portela se apresentou para os foliões.

No domingo, dia 19, o público pôde se divertir com o bloco ‘Arrastão do Povão’, no bairro Vista Alegre e o ‘Bloco do Boi’ no bairro Roberto Silveira.

Durante a tarde de segunda-feira, dia 20, a criançada entrou no clima da festa com o Bloquinho ‘Mamãe Eu Quero Sambar’, no Calçadão Dama do Samba, no Centro, e durante a tarde novamente com o ‘Bloco do Boi’. Mesmo com a chuva que caiu no final da tarde, o público esteve em peso na apresentação do Grupo Partido a Mais no final da noite no Centro. Para marcar o último dia do Carnaval de Barra Mansa, na terça-feira, dia 21, os foliões puderam participar novamente do ‘Bloco do Boi’ e do bloquinho infantil ‘Mamãe Eu Quero Sambar’. Durante a tarde também teve a apresentação da banda ‘Guerra’ e da Bateria do Salgueiro par a fechar a noite no Calçadão Dama do Samba.

Paraty comemora carnaval com desfile e o tradicional Bloco da Lama

 Bloco da Lama desfilou no sábado – Foto: Divulgação

O Carnaval de Paraty 2023 teve início na noite de sexta-feira, 17, com o cortejo da Banda Santa Cecília pelo Centro Histórico e a coroação do Rei Momo. Na Avenida Roberto Silveira, o Arrastão do Jabaquara animou ainda mais o público.

Este ano o carnaval contou com algumas novidades, entre elas, o desfile dos blocos de bateria na Avenida Roberto Silveira, a realização de eventos durante o dia na Praia do Jabaquara e as apresentações do tradicional Bloco Meninos do Pontal.

Fazendo um resgate da tradição carnavalesca de Paraty, as apresentações dos blocos de marchinha se mantiveram no Centro Histórico. Ainda no centro, os foliões aproveitaram a programação da tenda da Praça da Matriz, com matinê para a criançada e DJ para animar o público em geral.

No sábado de Carnaval, dia 18, Bloco da Lama tomou as ruas do Jabaquara. Reunindo turistas e paratienses, a celebração deste ano teve início às 14 horas e seguiu em cortejo pelas ruas do bairro. O evento já é tradição há 37 anos. A programação musical ficou sob responsabilidade de Moreira e Moreira Junior, banda que animou os foliões com clássicos da música popular brasileira em ritmo de Carnaval.

Mesmo com forte chuva, o percurso foi concluído com sucesso. Coordenado pelos secretários Zé Sérgio Barros e Andrea Maseda, assim como por parte da equipe da Cultura, o Bloco da Lama demarcou sua importância no conjunto festivo e cultural de Paraty.

CIDADE HOMENAGEADA

Na noite de sexta-feira a cidade foi homenageada em um desfile feito pelos Acadêmicos do Tatuapé, primeiro dia Grupo Especial do Carnaval paulistano. O evento foi realizado no estado de São Paulo.  A escola cantou as belezas da cidade de cinema, mostrando a cultura, gastronomia e as belezas naturais. A cor azul, presente em todo o desfile, foi usado para ressaltar a beleza do mar.

O nome do enredo, “Tatuapé canta Paraty. Do caminho do ouro à economia azul. Patrimônio mundial, cultura e biodiversidade. Paraty, cidade criativa da gastronomia.”, mostrou a abrangência do desfile quanto às belezas naturais e culturais da cidade.

Blocos animam carnaval em Piraí

Bloco Grená fez uma homenagem ao saudoso prefeito, o tricolor Tutuca – Evandro Freitas

Mesmo em tempos difíceis por causa das chuvas que atingiram a cidade neste mês, o carnaval foi um sucesso em Piraí. A primeira noite de comemorações na sexta-feira, dia 17, foi de muita alegria e emoção, a Banda do Rolo tradicional bloco da cidade homenageou o ex-prefeito Tutuca. Nos anos 80, Tutuca foi um dos fundadores do Bloco que hoje se tornou a abertura oficial do carnaval de Piraí.

No sábado o tradicional Bloco da Laura abriu o Carnaval de Arrozal. Logo após a banda ‘A Base’ animou a noite dos foliões. Já em Cacaria o DJ Betinho agitou a noite de quem passou pela praça.

Na terceira noite de folia, o Bloco Largadão arrastou a galera que agitou quem já estava na Praça de Santana, no Centro.Marcaram presença para animar os foliões diversos blocos, dentre eles, o Hotel Colonial, o Sentimento Verde, Branco e Grená que fez uma homenagem a saudoso prefeito, o tricolor Tutuca. Logo depois, o Bloco do Sossego também embalou a galera.

Além dos blocos, também teve a ‘Micareta do Já’, que veio levantando as bandeiras a favor do respeito a diversidade, o bloco contou com a performace da drag queen Tara Wells.

Os blocos que embalaram a noite do penúltimo dia de carnaval em Piraí, foram Asa de Rato, Los Tigres e o Não Dou Beijo Sem Abraço que teve os cantores Airton Reis e Lais Oliveira como puxadores do bloco, logo após os cantores fizeram uma apresentação que não deixou ninguém parado.

A Banda Guerra e o DJ Pedro encerraram a noite de segunda-feira.

No último de dia carnaval a animação da matinê ficou por conta do grupo da Tia Ana Banana.  Na terça-feira, nem a forte chuva desanimou a galera que veio atrás do bloco Só Caminha, que percorreu a Barão do Piraí com alegres foliões fantasiados.

O Bloco do Flamengo também desfilou com um carro alegórico embalando centenas de rubro negros, animando ainda mais quem já estava na praça de Santana. O último bloco a desfilar foi Pinga In Nóis com seus tradicionais bonecos. E para fechar a noite subiu ao palco a Banda Interlig e nos intervalos DJ Pedro.

Shows, matinê e folia marcam carnaval em Angra dos Reis

Foto: Divulgação

O Carnaval de Angra dos Reis contou com uma lista extensa de atrações para a data mais esperada do ano. Além de dezenas de blocos de rua, que começaram na quarta-feira, 15, sete palcos foram montados por toda a cidade, incluindo um na Vila do Abraão, na Ilha Grande, com uma programação com diversas atrações.

Além do já tradicional palco do Barracão do Samba, no Cais de Santa Luzia, no Centro, a cidade contou com palcos no Parque Mambucaba, na Vila Histórica de Mambucaba, no Frade, na Japuíba, na Monsuaba e na Vila do Abraão, na Ilha Grande.

As atrações durante o carnaval foram variadas, desde DJs, matinês com fanfarras, show com 12 grupos de diversos estilos musicais ao Concurso da Rainha e Rainha Gay, que aconteceu na sexta-feira de Carnaval, dia 17.

Após seis dias com dezenas de blocos agitando os foliões em toda a cidade, para dar adeus ao Carnaval 2023 de Angra dos Reis, mais de dez blocos se apresentaram na terça-feira, dia 21. Além dos já consagrados blocos, o carnaval contou com as apresentações no Barracão do Samba, que levou música de qualidade e muita alegria aos foliões. As atrações não ficaram restritas ao Centro. Parque Mambucaba, Vila do Abraão e Japuíba foram algumas das localidades que receberam DJs e músicos no último dia de folia para animar a galera.

Famílias marcam presença no carnaval de Rio Claro

Foto: Divulgação

Depois de dois anos o carnaval em Rio Claro foi de folia, alegria e animação. Teve programação no Centro, Lídice, Passa Três, Macundu e Fazenda da Grama.

Todos os dias foram de música com DJs, shows e blocos que percorreram Centro e também o distrito de Lídice.

Segundo a Prefeitura de Rio Claro, o carnaval teve adesão de famílias, especialmente de jovens.

Carnaval Kids animou a folia das crianças em Itatiaia

Crianças se divertiram no Carnaval Kids no sábado – Foto: Divulgação

As crianças curtiram o sábado a folia na matinê do Carnaval Kids preparada pela Superintendência de Cultura do município. Durante toda a tarde, o público infantil pôde se divertir na Casa de Cultura, localizada no Centro da cidade. O prefeito Irineu Nogueira e secretários acompanharam a folia dos pequenos no Carnaval Kids.

Para receber a criançada, o espaço foi todo decorado com máscaras, serpentinas e vários artigos coloridos, deixando o local com um clima bem alegre. A programação contou com Desfile de Fantasias e uma Batalha de Tik Tok, com premiação.

Animada pelo Bloco da Cultura, que tocou músicas tradicionais do carnaval, como as consagradas marchinhas, a festa também teve recreação, como o palhaço Lambão que interagiu e dançou com as crianças no Carnaval Kids.

Além de se divertir nos brinquedos infláveis disponibilizados no local, os pequenos também saborearam um delicioso lanche composto por pipoca, cachorro quente, algodão doce e guaraná.

“Participei do Carnaval Kids na Casa da Cultura e foi muito bacana, deu gosto de ver a criançada se divertindo. Parabéns a todos os envolvidos na organização dessa linda festa”, disse Irineu Nogueira.

Barra do Piraí comemora carnaval com blocos e show da cantora Pocah

Foto: Divulgação

O carnaval em Barra do Piraí foi marcado pelos eventos do ‘BadoPi Folia’. O início dos festejos começou na quinta-feira, dia 16, logo na parte da manhã e se estendeu até a noite. O último dia de festa contou com o show da cantora Pocah que arrastou multidões. De acordo com a prefeitura da cidade, entre 10 a 15 mil pessoas estiveram nos quatro dias de carnaval, segundo estimativas da Secretaria de Ordem Pública.

No primeiro dia de carnaval, os foliões puderam participar do ‘Bloco da Saúde Mental’, uma iniciativa da Secretaria de Saúde destinada a toda população barrense  e paralelo a isso, no mesmo horário, indo na contramão da Av. Governador Portela, do desfile de um clássico bloco barrense, a ‘Bandalheira’.

E a agitação da noite continuou com o bloco Barra Fitness. Às 21 horas, aconteceu o desfile de outro bloco ‘ O Conto do Vigário’. E às 22 horas, para fechar o primeiro dia oficial de festa, o bloco ‘Of Samba’, movimentou a cidade com muita música.

Durante a sexta e o final de semana de carnaval os moradores da cidade puderam aproveitar os blocos infantis como  ‘Mamãe eu quero brincar’ que reuniu centenas de crianças no domingo, dia 19, e o bloco ‘Nacionais’ animou a noite de Ipiabas com os hits dos anos 80 e 90.

Para fechar o último dia de carnaval na cidade, aconteceu na terça-feira, dia 21, o show da cantora Pocah na Praça Nilo Peçanha, junto com o bloco ‘Caçarola Samba Show’.

Carnaval em Pinheiral arrastou foliões para Praças Brasil e Teixeira Campos

Foto: Divulgação

O Carnaval de Pinheiral contou com seis dias de folia com uma programação diversifica, inclusive para o público infantil. O ‘Carnaval da Família’ contou com desfile de blocos, matinês infantis com recreação, DJs e shows com as bandas Interlig e Mistura Carioca, tudo dos dias 16 até 21 de fevereiro, nas Praças Brasil e Teixeira Campos.

O evento contou com uma estrutura diferenciada em função das obras de reforma que estão sendo realizadas nas praças onde tradicionalmente a festa é realizada. Por esse motivo, a quadra José Hugo de Almeida Leal (próximo à linha férrea) foi destinada a área kids com espaço para brinquedos.

Na quinta-feira, dia 16, o tradicional bloco das ‘piranhas’ arrastou milhares de foliões na Avenida Brasília, no bairro Paraíso. Esse ano quatro novos blocos passaram a integrar os desfiles da festa carnavalesca pinheiralense, entre eles o Bloco da Saudade, organizado pela vice-prefeita Sediene Maia que trará as famosas marchinhas dos antigos carnavais.

O carnaval em Pinheiral também foi marcado pelo bloco ‘A Vida é Hoje’ que abordou a luta contra o câncer. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas dos abadás foi revertido para compra de fraldas geriátricas para atender as necessidades das pessoas acolhidas pelo grupo.

As bandas Interlig e Mistura Carioca animaram os foliões com show realizados durante todos os dias de carnaval.

Carnaval de Quatis arrasta cerca de 20 mil foliões

Foliões compareceram em massa no Carnaval de Quatis – Foto: Divulgação

 Os foliões compareceram em massa no Carnaval Quatis 2023. Durante cinco dias de folia o município recebeu aproximadamente 20 mil pessoas que puderam brincar o Carnaval de Rua na Avenida Nossa Senhora do Rosário e na Praça Teixeira Brandão, no Centro da cidade. A folia contou com apresentações de DJs, shows, matinês, apresentações de Blocos de Rua e Bandas nos distritos de Falcão e Ribeirão de São Joaquim. Os foliões contaram ainda com Praça de Alimentação.

A folia foi aberta na noite de sexta-feira, dia 18, pelo prefeito Aluísio d’Elias. Nos cinco dias de festança, os moradores e os visitantes puderam cair na folia. Além de se divertirem todas as noites com as bandas e DJs programados, o público ainda contou com a apresentação dos Blocos Carnavalescos que desfilaram. Entre eles: Bloco Feliz Idade, Bloco Folia da Dinâmica, Bloco Black Folia, Bloco Que Merda é Essa, Bloco Chapéu Maluco, Bloco Unidos de Falcão, Bloco Berço do Samba, Bloco Las Vegas e Bloco do Pedro Juvêncio. A criançada também pode curtir matinês com o grupo de covers da “Turma da Mônica” e da “Patrulha Canina”.

Já os moradores dos distritos Falcão e Ribeirão de São Joaquim, na zona rural também puderam saborear os antigos sucessos dar marchinhas carnavalescas.

Nem a chuva forte que caiu no primeiro dia de Carnaval atrapalhou a festa. De acordo com a organização do evento, Quatis recebeu nos cinco dias de aproximadamente 20 mil pessoas. “Nosso Carnaval foi muito bom, resgatando a tradição de fazer o melhor carnaval da região. Nossos moradores e visitantes curtiram a festa de forma alegre e pacífica. Foram 5 dias de festa organizada e bonita. Tivemos problemas causados pelas intensas chuvas, mas conseguimos contornar e o carnaval acontecer com a avenida linda e alegre”, disse o prefeito Aluísio d’Elias.

Shows regionais, apresentação de DJs e o tradicional Bloco das Piranhas animam o carnaval em Resende

O tradicional Bloco das Piranhas animou a segunda-feira de carnaval – Foto: Gabriel Borges

Os foliões puderam curtir os quatro dias de carnaval com uma programação especial no município. A folia, que começou no sábado e só terminou na terça-feira, teve atrações para toda a família aproveitar. Este ano, os foliões puderam curtir o desfile de Blocos, shows regionais e som mecânico na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico. O tradicional Bloco das Piranhas, foi a atração maior da segunda-feira. Já no distrito Engenheiro Passos, localizado a cerca de 30 quilômetros da área urbana, o público se divertiu todos os dias de folia.

Na Praça Oliveira Botelho, os moradores e os visitantes puderam curtir no sábado, domingo e na terça-feira, som mecânico e som com o grupo Sambai, Yam Rodrigues, Nosso Lema e Pedro Júnior. Também teve desfile dos Blocos Tamborim de Ouro, “Bloquinho” e a Bateria do Brega.

Este ano a turma do Bloquinho levou para as ruas a marchinha intitulada “Vacina no braço e samba no pé”, de autoria do jornalista Laís Amaral. Vale lembrar que “O Bloquinho” é uma parceria do Bloco Unidos do Lavapés e da Cia. de Teatro e Improviso Upalalá, conta com a participação especial do Bloco Brega.

BLOCO DAS PIRANHAS

Já o tradicional Bloco das Piranhas, que homens se vestem de mulher e vice-versa, foi o ponto alto da segunda-feira, de carnaval. O arrastão de “Piranhas” começou logo no início da tarde, quando as “moçoilas” já andavam pelas ruas da cidade em direção a Área do Parque de Exposições, no bairro Morada da Colina. Enquanto aguardavam na concentração, o público curtiu a animação do som mecânico.

Aos poucos dezenas de pessoas compareceram para curtir os shows de Pedro Lima, Nosso Lema e Letty que durou até a noite.

Em um clima de muita descontração e alegria, o público se divertiu na área de exposições. “Ficou muito bom a estrutura montada aqui no Parque de Exposições. Além de toda a segurança, nem a chuva atrapalhou a diversão. Já que foram montadas várias tendas”, disse o industriário João dos Santos que foi com a família para “brincar” o carnaval.

 

 

 

 

Deixe um Comentário