RESENDE
Com a interrupção das celebrações religiosas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no país, a Capelania da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) adotou novas medidas para o atendimento dos militares. Agora, o acompanhamento da Capelania acontece por meio virtual.
Para o padre capelão, capitão Lucas Diniz, a responsabilidade de cada um é fundamental para prevenir casos e combater a pandemia de Coronavírus no Brasil e no mundo. É o que o capelão Lucas Diniz , chama de “Esforço de Guerra”. “É comum ao nosso Exército a cooperação em favor do bem e da segurança da nossa pátria. Essa é nossa vocação”, comenta.
A Capelania Militar sempre esteve junto aos militares, por meio de mensagens de incentivos, espiritualidade e religiosidade. Desde a declaração de pandemia mundial do Coronavírus que, consequentemente, trouxe uma preocupação com o equilíbrio psicológico e social, esses militares e líderes religiosos têm atendido os cadetes, corpo permanente, cabos e soldados de maneira diferenciada. “Por conta da recomendação dos órgãos do sistema de saúde, que pedem para evitarmos a aglomeração de pessoas, nossas celebrações religiosas deram lugar aos vídeos, textos, mensagens, cartões e atendimentos virtuais”, afirma o capelão e pastor militar, tenente Emerson Profírio.
O desafio da Capelania se multiplicou. Na mesma proporção também aumentaram os números de mensagens e ferramentas de apoio ao nosso público. “Eu estaria muito mais limitado sem a possibilidade dos atendimentos virtuais. Mas transformamos um momento como este na oportunidade de atingir mais pessoas com a assistência espiritual e de companheirismo”, disse Profírio.
CIDADANIA E SOLIDARIEDADE
Com a assiduidade do trabalho pastoral, em especial, neste período, o capitão Lucas afirma que percebeu na família acadêmica atitudes relevantes, tais como, maturidade, responsabilidade, serenidade e lucidez. Já o tenente Profírio enxerga no atual cenário de instabilidade social a rusticidade entre os membros da Aman. Ele também valoriza o trabalho de informação e aproximação que está sendo feito junto à Academia.
A Aman, em quaisquer situações adversas está pronta para o seu sacrifício.“E nesta época de pandemia mundial, os militares estão atuando em hospitais de campanha, em ações de higienização e conscientização da população. Estar à frente dessas atividades exige de nosso efetivo espírito de responsabilidade, compromisso e engajamento pessoal perante as expectativas reais”, destacam os capelões, ressaltando que por isso, a saúde física e, em especial, a mental, tem sido constantemente destacada nesta época de pandemia.