Cantora Karina Braz comenta sobre participação no circuito de música Dandô

0

PARATY

O Dandô, circuito de música Dércio Marques, é um projeto de música popular que roda todo o Brasil fazendo apresentações culturais e artísticas desde 2013. A gestora desse movimento é a cantora Katya Teixeira, amiga de longa data do paratiense Luis Perequê. A convite dele, a também cantora do município, Karina Braz, foi convidada a participar do projeto.

O circuito, é desenvolvido e realizado por uma rede de diversos coletivos, mobilizadores locais, artistas, instituições, produtores culturais e afins. Promove uma verdadeira interação musical por todo o país, por meio do intercâmbio entre artistas de vários rincões, objetivando mostrar as diversas sonoridades regionais e gerar também novos públicos. Seguindo o exemplo deixado por Dércio Marques, o Dandô reúne cantadores e músicos de várias gerações, estilos, e culturas de diferentes lugares do Brasil e dos países parceiros da rede.

Devido a pandemia, a iniciativa precisou se adequar ao novo cenário, trazendo as apresentações para as redes sociais  Após esse período de distanciamento social, ela segue para o circuito presencial junto com outros artistas. Karina é a primeira artista paratiense a participar desse circuito on-line, e, futuramente, a segunda no presencial.

De acordo com ela, o Dandô, tem uma dinâmica interessante de apresentação. Os músicos fazem rodízio nas cidades um dos outros. “Por exemplo, se eu me apresento num local organizado pela Katya, em São Paulo, é meu dever organizar uma apresentação para a Katya em Paraty. Dércio Marques foi o percussor deste tipo de intercâmbio entre artistas lá na década de 70 e 80. O festival é totalmente orgânico e de suma importância, o Brasil tem proporções continentais e a cultura é vasta, é uma troca de conhecimentos, de cultura, cada região tem sua identidade bem forte”, destaca Karina.

Ela explica que iria começar a viajar pelas regiões, mas por conta da pandemia o formato do projeto precisou ser modificado. “Cada um canta a cultura de sua região, é a primeira vez que a Costa Verde participa e vamos cantar o cotidiano caiçara, suas raízes e histórias de pescadores. Em minhas canções tem muitas histórias de meu bisavô e hoje minhas vivências também. Vivemos o que cantamos, todas as letras são baseadas em fatos reais. E tudo por ser conferido de forma online através das redes sociais do projeto”, cita.

Dandô

‘Dandô’ – Circuito de Música Dércio Marques – Reúne músicos de lugares diferentes do Brasil, e que de forma coletiva e colaborativa promove encontros, trocas e reflexões acerca da música. Projeto premiado pelo ‘Prêmio Brasil Criativo’ e ‘Prêmio Profissionais da Música’, teve seu início em 2013, com shows em  cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais, e está acontecendo em mais de 40 cidades brasileiras, e expandindo para países da América Latina e Europa. O nome do projeto faz homenagem a Dércio Marques, um dos artistas que mais fez pela arte nos ‘Brasis’.

Dércio Marques

Mestre do ofício de cantar, Dércio Marques (1947-2012) ultrapassou a delimitação de categorias musicais reconhecidas, pois a riqueza de estilos e temáticas somada à criatividade e liberdade de expressão em suas obras. Em seus repertórios Dércio  apresenta de uma maneira original e criativa a integração e algumas novas sínteses das manifestações da cultura popular brasileira, em diálogo com outras culturas, especialmente a luso-espanhola. Portanto, a trajetória deste artista revela um abastado diálogo com processos humanos e não raros críticos de criação e incorporação dos inúmeros espaços e tempos em que ele viveu e cantou na América Latina. A sintonia de Dércio Marques com a música vem desde bem pequeno. Sua infância foi repleta de antagonismos socioculturais e étnicos, pois a trajetória andarilha da família ultrapassava fronteiras nacionais tornando-o contemplador da interação entre a natureza e o povo que a habita, tal experiência permitiu que ele avultasse em seu repertório a temática dos povos latino-americanos e o afeto deles pela terra, tornando-o um pesquisador das localidades e de suas manifestações populares.

NAS REDES

Youtube, SoundCloud e Facebook – @circuitodando, @circuitodandobr e @circuitodando.sp

 

 

 

error: Conteúdo protegido !