Campanha de descarte solidário de lixo eletrônico é sucesso

0

BARRA MANSA

Desde quinta-feira, em diversos locais da cidade, foram colocados pontos de coleta de lixo eletrônico. E neste domingo, no Centro, próximo a Igreja Matriz, aconteceu a culminância da semana de Descarte Solidário de Lixo Eletrônico, uma ação do Rotary Club de Volta Redonda e o Rotary Club Alvorada de Barra Mansa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa contou com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da cooperativa de coleta seletiva – CoopCat. Segundo os organizadores, cerca de dez toneladas foram descartadas pela população.

As pessoas chegavam no domingo e deixavam o lixo eletrônico. Diversos materiais foram deixados, como computadores, televisores, aparelhos de som, máquina de escrever, geladeira, fogões, carregadores e celulares, dentre muitos outros. Érica Franco tem 21 anos e é estudante. Ela descartou cartuchos de impressora e carregadores. O que tinha ocupava uma sacola pequena, mas para ela, se fosse jogado no lixo comum faria um grande mal ao meio ambiente. “Sei dos impactos que o lixo jogado de maneira errada pode causar o meio ambiente. É muito importante essa conscientização porque as pessoas acabam jogando no lixo comum”, destacou.

Para o presidente do Rotary Club Volta Redonda, Anderson Ferreira Oliveira, a cidade abraçou a campanha e os resultados foram satisfatórios. Ele já adiantou que a campanha voltará a ser realizada em Barra Mansa dentro de quatro meses. Em Volta Redonda será feita novamente no mês de setembro. “Tudo o que tem aqui é material pesado e extremamente nocivo ao meio ambiente. A estatística aponta que esse material coloca na economia novamente em torno de R$ 1 mil a tonelada. E podemos ainda ajudar uma instituição, que no caso de Barra Mansa será a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)”, disse.

ECOPONTOS

Durante a semana vários ecopontos foram instalados em Barra Mansa, como na subprefeitura da Região Leste, Vila Nova e nos distritos da Vila dos Remédios, Floriano, Amparo, Antônio Rocha e Rialto, além do Parque da Cidade durante a 20ª Flumisul. Nesses locais, foram recolhidas aproximadamente cinco toneladas de eletrônicos, segundo estimativas do secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza. “Foi uma ótima oportunidade de descartar de forma correta o material que estava acumulado em casa ou nos quintais e que, talvez, estavam sendo criadouros do mosquito da dengue ou atraindo roedores. Foi uma forma de os moradores fazer o bem social e ajudar o meio ambiente”, ressaltou, completando que está em estudo um programa municipal para implantar esse tipo de descarte em Barra Mansa.

Para quem não teve tempo de fazer o descarte de lixo eletrônico ele continua na sede da Apae, Centro e na CoopCat, no bairro Ano Bom.

 

 

 

Deixe um Comentário