Caminhão carregando 14 toneladas de cimentos desamarrados é flagrado na Via Dutra, em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Nesta quinta-feira, dia 17, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou na Rodovia Presidente Dutra um caminhão transportando de forma irregular 14 toneladas de cimento. O fato ocorreu na altura de Barra Mansa e o motorista foi multado em mais de R$ 1 mil.

Por volta das 7h30min, a equipe da 7ª Delegacia da PRF realizando fiscalização de veículos no Km 287 da Dutra, no posto de Floriano, abordou um caminhão Mercedes Benz/L 1620, transportando 280 sacos de cimento com 50 quilos cada. Durante a fiscalização foi observado que a carga estava sem amarração, como é exigido por lei para evitar derramamento da mesma, o que pode causar acidentes.

“Ela estava apenas coberta por lona de vinil, que não tem resistência para segurar a carga e não impede que ela caia no caso de frenagens ou manobras bruscas, pois a lona não suportaria o peso dos sacos de cimento e rasgaria”, disse em nota a PRF, explicando que é exigido que a carga seja fixada de forma segura que impeça que se desloque e venha a derramar (cair) sobre a pista. A equipe explica que para isto, cintas específicas ou cabos de aço, cordas não são mais permitidas. “Mas, mesmo que houvesse cinta para fazer a amarração da carga, não haveria onde fixá-la, pois os ganhos de fixação existentes na carroceria estavam em sua maioria quebrados ou soltos e os outros estavam fora das especificações exigidas por lei para suportar a amarração”, completou a polícia.

Diante do risco oferecido à segurança do trânsito, o caminhão foi retido no pátio do Posto PRF de Floriano para que seja realizado o transbordo a carga para outro veículo que possa fazer o transporte em segurança.

“Também foram constatadas outras infrações de trânsito, como tacógrafo defeituoso e sem aferição do INMETRO; por estar em mau estado de conservação, com pneu do eixo traseiro em mau estado; falta de equipamentos obrigatórios (macaco e triângulo); conjunto roda/pneu sobressalente (estepe) ineficiente, pois o pneu do estepe estava com banda de rodagem excessivamente gasta (liso)”, frisou a PRF.

Foram extraídas as devidas multas para todas as irregularidades encontradas, no valor total de R$ 1.171,38; e todas as irregularidades terão que ser sanadas.

Deixe um Comentário