Caminhada marca o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas e a Violência em Itatiaia

0

ITATIAIA

Para marcar o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, data definida pela Organização das Nações Unidas, sempre no dia 26, a Prefeitura de Itatiaia em parceria com a Associação Pró-Coalizões Comunitárias Anti Drogas de Itatiaia e a Câmara de Vereadores realizaram, na tarde desta terça-feira, uma caminhada pela Avenida Prefeito Assumpção, principal via da cidade. O objetivo foi de mobilizar a sociedade e os Poderes Públicos para o combate às Drogas e a Violência pelas ruas da cidade. Além de integrantes de estudantes de variadas série da rede municipal de ensino, representantes de entidades que trabalham com dependentes químicos, igrejas, Federação das Associações de Moradores e Entidades de Itatiaia (FAMEI), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia (ACIATI), a manifestação contou ainda com a presença do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (MDB), o vice-prefeito Sebastião Mantovani, o Jabá (PDT), vereadores, o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Rhonalt Bueno Pereira, secretários municipais e a comunidade.

Estudantes da rede municipal de ensino levaram cartazes alertando sobre os perigos das drogas. -Cyntia Freitas

A manifestação teve concentração no início da Rua Prefeito Assumpção e seguiu em direção a Casa da Cultura. Com cartazes nas mãos os participantes pediam Paz, o fim da violência e o combate às drogas no município. Já os estudantes da rede municipal de ensino levaram cartazes alertando sobre os perigos das drogas. Alunos do Colégio Cenecista Castelo Branco  fizeram uma homenagem póstuma a professora Angélica Mendonça Freire, 44 anos, morta com nove facadas, uma no pescoço, sete nas costas e uma no peito, na noite do último dia 07, em sua casa na Rua Isabel Vieira, nas proximidades do Estádio Municipal Antônio Corrêa, no Centro da cidade.

Alunos do Colégio Cenecista Castelo Branco fizeram uma homenagem póstuma a professora Angélica Mendonça Freire, 44 anos, morta com nove facadas, na noite do último dia 07, em sua casa , no Centro da cidade – Cyntia Freitas

De acordo com o vereador Leonardo, um dos membros da Associação Pró-Coalizões Comunitárias Anti Drogas de Itatiaia, a passeata serviu para pedir mais Paz e Segurança para a cidade. “O projeto Coalizão trabalha com a prevenção as drogas fazendo a junção de todos os setores da sociedade, entre eles, Prefeitura, Polícias Civil e Militar, associações, comerciantes, igrejas e a comunidade para unir forças e promover o combate e prevenção às drogas. Hoje estamos fazendo a caminhada da Paz, uma vez que é o Dia Internacional de Combate às drogas e queremos sensibilizar as entidades e as pessoas em prol da segurança de Itatiaia”, disse o parlamentar.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Janaína Sá Dantas lembrou que a caminhada teve como objetivo mobilizar a comunidade e autoridades para propor uma audiência pública para tratar sobre a segurança no município. “Nossa intenção é mobilizar a comunidade a cobrar mais segurança na cidade, a prevenção do envolvimento de jovens com as drogas e o combate a violência contras as mulheres que vem acontecendo no município devido o surgimento de casos de estupro e a assassinatos, por exemplo, como aconteceu com a nossa colega de trabalho a professora Angélica morta em sua residência. Por isso, estamos sensibilizando e mobilizando a população Itatiaiense para reivindicar mais segurança e mobilizar o Poder Executivo e a Polícia Militar para aumentar o policiamento ostensivo no município”, disse Janaína, informando que durante a manifestação a Secretaria vai colher assinaturas para fazer uma audiência pública para debater segurança e tentar solucionar casos de segurança na cidade.

Dezenas de pessoas participaram da passeata pedindo Paz e mais Segurança em Itatiaia-Cyntia Freitas

Após a caminhada, os participantes assistiram um culto ecumênico na porta da Prefeitura, uma peça de teatro da ONG JOCUM. Também estava programada uma Roda de Conversa com a Investigadora de Polícia Civil, Ana Maria Pavanelli Abdo e o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Bueno com foco na Lei Maria da Penha.

PARCERIAS

O comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rhonalt Bueno Pereira sugeriu a prefeitura que firme parceria para a implantação do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) visando o reforço na segurança com pagamento de horas extras para os policiais que estão de folga atuarem no policiamento ostensivo. “Com a parceria para a implantação do Proeis seria possível aumentar o número de efetivo circulando em Itatiaia já que o Estado não vai contratar mais policiais por hora”, disse.

Prefeito Eduardo Guedes participou da caminhada e disse que deverá firmar parceria para a implantação do Proeis e a instalação de câmeras de segurança-Cyntia Freitas

O prefeito Eduardo Guedes, o Dudu assinalou como positivo a assinatura de um convênio com o governo estadual para a implantação do Proeis. “O que a prefeitura pode fazer para contribuir para a segurança de Itatiaia será feito. Não podemos mais pensar que a situação de Segurança Pública é só dever do Estado. A questão passa pela integração dos poderes, seja ele Federal, Estadual e Municipal. A Prefeitura se coloca a disposição firmar parceria com o Governo do Estado para que policiais do 37º Batalhão da Polícia Militar atuem na cidade em seus horários de folga”, disse o chefe do Executivo, destacando que a Prefeitura já está elaborando um projeto para a instalação de um sistema de monitoramento no município por meio de câmeras de segurança. “O monitoramento de Itatiaia com câmeras de segurança será um grande auxílio na investigação dos crimes. O município quer fazer sua parte e nós estamos aqui a disposição para implementar também este projeto de câmeras de segurança. O projeto está na fase final e estamos buscando orçamentos e alternativas para que possamos implantar este sistema na nossa cidade ainda este ano”, ressaltou.

Deixe um Comentário