Black Friday movimenta o comércio no Sul Fluminense

0

SUL FLUMINENSE

A sexta-feira promete ser intensa para lojistas e consumidores em busca de fechar as melhores vendas e aproveitar produtos com descontos de até 80%. A edição de 2020 da Black Friday acontece oficialmente neste dia 27, mas o período promocional deve ser estendido até domingo em boa parte das lojas envolvidas. Neste ano, em virtude da pandemia do coronavírus o comércio não praticou a abertura de portas em meio à madrugada, tão pouco registrou aglomeração excessiva de clientes ávidos pelas ofertas.

Em Barra Mansa houve fila na entrada de alguns estabelecimentos em virtude da Black Friday – Fábio Guimas

Em Barra Mansa, as lojas seguem promovendo descontos e muitas delas registraram filas de clientes aguardando a abertura do expediente. Os limites de distanciamento e o uso de máscara de proteção facial e álcool gel foram exigidos nos estabelecimentos. O difícil foi conter a ansiedade de parte dos consumidores. “O meu desejo é comprar uma TV nova e trocar o celular. Vi alguns preços no site da loja e decidi conferir de perto. Acho a Black Friday uma data muito legal pelos descontos. O que eu não achar aqui vou em outros locais pesquisando. Mas, espero comprar tudo num único lugar evitando estar em vários ambientes coletivos”, afirmou a universitária Beatriz Magalhães, 29.

Lojas lotadas devem ser a tendência do fim de semana promocional no comércio – Fábio Guimas

A tendência é de lojas lotadas ao longo de todo o fim de semana, pois muitos trabalhadores aguardam o pagamento do salário do dia 30 para ir às compras. E mais, segundo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) 38,4% dos consumidores do estado do Rio de Janeiro pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday, uma perspectiva de 4,3 milhões de pessoas pesquisando e comprando. Ainda segundo o IFec RJ, o gasto médio do cliente será de R$ 808,60, valor que é 45% maior que a estimativa de gasto médio em 2019.

Os eletrodomésticos lideram a intenção de compras segundo pesquisa da IFec RJ – Idelfonso Pinheiro

Em Resende as lojas abriram às 9 horas, conforme determinação das autoridades municipais nos decretos de prevenção ao coronavírus. Em Campos Elíseos, principal centro comercial da cidade, clientes esperam no Calçadão da Avenida Albino de Almeida, aguardando o início do expediente. Não houve filas ou aglomerações, mas sim uma ávida busca pelas mercadorias de maior interesse. Em uma rede varejista o fluxo de clientes foi grande em todos os segmentos, com destaque para eletrônico e eletrodomésticos como geladeira e fogão. “Vim bem cedo achando que iam abrir às 6 horas como em alguns anos atrás. Mas, valeu a pena esperar e mesmo com o volume de gente consegui comprar minha geladeira nova. Para o Natal fica o projeto agora da Smart TV”, conta a dona de casa Ana Maria Benedito, 54.

Os smartphones são itens de interesse de boa parte dos consumidores na Black Friday – Idelfonso Pinheiro

O comércio de roupas e tecidos também ficou aquecido nas primeiras horas do expediente desta sexta-feira, em Resende. “Nossa expectativa é que as vendas deste ano ao menos se aproximem do que foi em 2019. Vivemos um momento difícil e o comércio está reagindo. O fluxo de clientes nesta Black Friday nos deixa felizes e esperançosos. Colocamos vestuário masculino e feminino com desconto, a loja esta decorada e a procura é satisfatória até o momento”, opina a gerente Samara Diniz.

Lojas de todos os segmentos apostam nas vendas explorando a Black Friday – Idelfonso Pinheiro

A lista de intenção de compras dos consumidores nesta Black Friday tem os eletrodomésticos como prioridade para 50,9% dos entrevistados da pesquisa da IFec RJ. Em seguida, os eletrônicos são alvo de compra de 49,1% dos ouvidos, seguido dos itens do vestuário, calçados e acessórios (33%) e móveis (27,4%).

POUCO APELO EM VOLTA REDONDA

Em Volta Redonda, a Black Friday não atraiu tantos consumidores a exemplo das edições anteriores. Uma das explicações dos comerciantes e empresários é que com a pandemia por causa da Covid-19, as pessoas preferiram não arriscar, ainda mais que há uma grande preocupação com a segunda onda da doença. Mesmo assim, alguns estabelecimentos tradicionais da cidade registraram um bom movimento e devem manter as vendas elevadas até domingo, dia 29. As TVs de LED, copos, panelas e outros eletrodomésticos estiveram entre os mais procurados nas unidades desta loja, além das guloseimas com preços mais em conta. Não houve registro de aglomeração e filas.

Uma das principais redes varejistas em Volta Redonda explorou as promoções da Black Friday – Tânia Cruz

No Sider Shopping e no Park Sul, as lojas mais procuradas foram as de roupas, calçados e de cama e mesa. O consumidor deve ficar atento e acompanhar os informes e folhetos de ofertas das lojas, pois podem ocorrer descontos ainda mais significativos ao longo do fim de semana.

*Postagem atualizada às 16h33min

Deixe um Comentário