Bióloga de Três Rios realiza vaquinha virtual para cursar mestrado no Reino Unido

0

TRÊS RIOS

A moradora de Três Rios e bióloga Úrsula Kopke, de 30 anos, foi aprovada em nove universidades britânicas para cursar um mestrado em genética médica no Reino Unido. Para concretizar esse sonho a jovem cientista criou uma vaquinha virtual para arcar com a parte financeira da mudança.

Úrsula conta que ao terminar a graduação de Biotecnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), decidiu seguir em frente com o sonho de estudar fora, já que o Reino Unido é pioneiro no mundo em produção científica e aplicação em saúde pública de genética médica. “Resolvi seguir essa área em homenagem à minha avó, que morreu de câncer no intestino há dez anos. Naquela época, não havia muitas técnicas moleculares não invasivas para diagnosticar o câncer, nem profissionais com qualificação em genética disponíveis nas proximidades para apoiá-la. Ela morreu porque os cuidados em saúde no meu país visam tratar doenças, não preveni-las e eu resolvi fazer algo a respeito disso”, finalizou.

Em 2012, Úrsula iniciou sua graduação em comunicação social (Dom Bosco, Resende). No terceiro ano do curso, em 2014, foi a um congresso internacional de neurociência aplicada ao marketing, e conheceu pesquisadores do mundo todo. “Aquele foi o primeiro contato que eu tive com a área científica de verdade. E foi a sementinha de tudo, porque eu voltei para casa determinada a escrever um TCC sobre neurociência aplicada ao marketing, mesmo sem ter nenhum professor da área pra me ajudar”, relembra.

O TCC foi um sucesso, sendo posteriormente apresentado em um congresso na Universidade de Harvard (EUA), em 2016. “Desde que entrei na faculdade, eu trabalhei e estudei, mas sempre com as contas apertadas. Quando veio essa oportunidade de ir para os EUA apresentar meu TCC, eu fiz um pedido de apoio financeiro para a minha faculdade, e eles custearam as passagens. Eu praticamente fiz um bate e volta para os EUA porque cheguei lá sexta, participei do congresso no final de semana, voltei na segunda e terça estava no trabalho de novo”, disse.

Em 2017, formada em comunicação social, Úrsula percebeu que a área científica era sua grande paixão, e que recomeçar era o melhor caminho. Iniciou então, sua segunda graduação – agora em Biotecnologia, no UniFOA (Volta Redonda/RJ).

Em 2019, Úrsula foi aprovada para cursar Biotecnologia na UFRJ e transferiu sua matrícula. Nesse mesmo ano, fez sua primeira vaquinha virtual para realizar um curso de oncologia molecular no ‘Hospital do Amor’, em Barretos (SP).  “Eu tinha passado, mas não tinha dinheiro suficiente para ir. Muitas pessoas apoiaram meu sonho e eu passei uma semana aprendendo sobre metodologias não invasivas de detecção de câncer. Isso me levou à área atual em que quero aprofundar meus estudos”, falou.

Ainda naquele ano, ela iniciou um estágio no laboratório de Bioengenharia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia do Brasil (Inmetro), estudando modelos 3D de células tumorais de fígado e mama.

Em 2021, após cursar a disciplina de genética humana, Úrsula conseguiu aprovação em um concorrido estágio no Laboratório de Genética Humana da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

COMO AJUDAR

Para conhecer mais sobre a história de Úrsula e ajudar contribuindo com qualquer quantia em dinheiro, basta acessar: https://www.kickante.com.br/vaquinha-online/ajude-a-ursula-a-fazer-mestrado-em-genomica-medica-no-reino-unido. O Pix de Úrsula é e-mail: [email protected]

Deixe um Comentário