Beleza natural: receitas caseiras para cuidar da pele

0

SUL FLUMINENSE

Que tal aproveitar a reta final das férias para cuidar da pele? E se a falta de tempo e dinheiro for um problema, abaixo listamos dicas caseiras de beleza para fazer uma rotina de cuidados com pele com produtos naturais, gastando pouco ou quase nada.

1- Mel e açúcar para um peeling natural

A esfoliação é perfeita para estimular a circulação sanguínea, remover as células mortas, evitar pelos encravados e conquistar leveza e maciez para a derme. A junção do mel com o açúcar é indicada para quem quer mandar embora os resquícios que o organismo rejeitou, já que são grânulos que substituem esfoliantes químicos e até de um peeling de diamante. A junção dos ingredientes que todo mundo tem na dispensa pode ser usada no corpo todo e a dica é fazer com açúcar cristal para ter uma melhor esfoliação.

2- Vaselina ou óleos para drenar

Quem quer desinchar no conforto de casa, vale apostar na vaselina líquida ou nos óleos minerais para uma drenagem linfática. Os movimentos devem ser suaves e circulares, seguindo a cadeia linfática dos vasos. Não é uma massagem pesada e ajuda a diminuir a retenção de líquidos corporal. Se você é daquelas que acorda com a região dos olhos inchada, também pode apostar na drenagem para diminuir os edemas locais.

3- Esfoliação para os pés

Você sabia que os chinelos e sapatos rasteiros são grandes vilões para os pés? Isso porque eles deixam o calcanhar à mostra e engrossam a pele da região. A dica é apostar em meias ou sapatilhas confortáveis mesmo em casa. Mas quem não abre mão do conforto dos sapatos abertos, indico esfoliar o calcanhar com uma misturinha infalível: hidratante e açúcar cristal. Antes de dormir, use um creme de sua preferência e o grânulo para os pés e faça movimentos intensos, pressionando as mãos contra a pele para remover as células mortas e renovar a cútis. Após isso, envolva os pés com um plástico filme ou coloque uma meia e durma com a máscara. A máscara de esfoliação pode ser feita uma vez na semana.

4- Limão, não! Leite, sim!

Há quem diga que o limão ajuda a clarear a pele por ser antioxidante, mas não é verdade. O ingrediente não é indicado para as regiões do corpo por ter a ação de escurecer a pele, inclusive ele é causador de uma das manchas da derme mais frequentes, a fitofotodermatose. Para quem procura por um ingrediente que clareie a pele, sugerimos incluir o leite em algum creme de sua preferência. Ele tem ácido lático que contém um potencial clareador e pode ser indicado para clarear áreas como joelhos, cotovelos e axilas. Quem preferir, pode usar um hidratante a base de leite e não fazer uma mistura caseira com o alimento.

5- Babosa para tratar foliculite

O aloe vera, também conhecido como babosa, é indicado para os cuidados corporais por ter ação anti-inflamatória. Se você sofre com foliculite, acne corporal ou até irritação da derme após métodos depilatórios, vale investir no ingrediente. O ideal é cortar a folha in natura e recolher o líquido. Ele pode ser armazenado na geladeira, mas o ideal é que seja utilizada no período de até três dias.

 

 

error: Conteúdo protegido !