Barra Mansa terá câmeras de segurança em unidades escolares

0

BARRA MANSA

Câmeras de segurança serão instaladas em todas as unidades escolares de Barra Mansa. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 10,  pelo prefeito Rodrigo Drable. Serão instalados os equipamentos em 70 escolas e creches da rede municipal. As instituições serão monitoradas 24 horas por dia. Um cão farejador também será adquirido pela prefeitura para ajudar no trabalho nas escolas.

Segundo o prefeito, a tragédia ocorrida recentemente na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, reforça a necessidade de um trabalho contínuo. “Estamos implementando ações importantes para aumentar a segurança e permitir que as nossas crianças tenham paz para estudar, assim como seus pais tenham tranquilidade para deixar seus filhos nas escolas. Além da instalação de câmeras em todas as escolas da rede municipal, nós aumentaremos a ronda escolar, que já é um modelo para vários municípios”, declarou o prefeito.

A Ronda Escolar também será ampliada. O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, informou que serão adquiridas novas viaturas, com isso mais guardas estarão nesse roteiro de patrulhamento e atendendo a mais escolas. Ele ainda informou que a Guarda Municipal já conta com um canal direto onde os diretores das escolas podem acionar os agentes de plantão. “As câmeras serão mais uma forma de observação. Teremos uma central 24 horas onde uma equipe vai monitorar as imagens para que possam detectar algo diferente acontecendo e também auxiliar os órgãos de segurança em suas investigações. Com as ferramentas disponíveis, nós poderemos identificar possíveis autores de crimes e pessoas que estejam colocando em risco nossos estudantes”, informou o secretário.

Segundo o secretário de Educação, Marcus Barros, algumas escolas já são monitoradas por câmeras. Além disso, a rede municipal já obedece a uma série de protocolos para entrada e saída das escolas.

CÃO FAREJADOR

Sobre o cão farejador, o prefeito destacou que ele será treinado pela Guarda Municipal para encontrar armas e drogas. “Esse cão será utilizado nas escolas e suas imediações. Nós sabemos que as drogas são um problema recorrente na sociedade. Com essas ações que o município está adotando, nós teremos, nas próximas semanas e meses, a percepção desses serviços sendo colocados em prática”, comentou. A previsão é que a chegada do cão ocorra dentro de 90 dias após sua seleção.

Deixe um Comentário