Rio em Ação mobiliza 500 empresários no encontro em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

A prefeitura de Barra Mansa realizou nesta quinta-feira, dia 8, em parceria com a Agência Estadual de Fomento (AgeRio), o evento Rio em Ação, que aconteceu no salão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL-BM), no bairro Ano Bom. Estiveram presentes o prefeito Rodrigo Drable, a vice-prefeita Fátima Lima, o secretário de Fazenda, Leonardo Ramos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo e o secretário de Governo, Alexandre Martins. Participaram do evento cerca de 500 empresários e empreendedores do município, além de representantes dos bancos e parceiros da AgeRio.

O Rio em Ação – Agenda Positiva Micro e Pequena Empresa é uma iniciativa de apoio à micro e pequenas empresas que abrange todo o Estado do Rio de Janeiro. Criado a partir de uma parceria entre AgeRio, Banco do Brasil, Caixa e Sebrae Rio, a ação percorre diferentes localidades promovendo eventos em que são oferecidos linhas de crédito, orientação financeira, palestras e atendimento individualizado. O evento contou com palestras sobre Soluções financeiras para inovação (AgeRio), Soluções Empresariais (Banco do Brasil), soluções completas micro e pequenas empresas (Caixa Econômica Federal), cenários econômicos (Sebrae/RJ), Inovacred e novas Linhas de Inovação da FINEP (Finep), linhas de financiamento do BNDES para Micro e Pequenas Empresas.

Rodrigo Drable comentou a situação econômica de Barra Mansa – Foto: Chico de Assis-PMBM

O prefeito Rodrigo Drable declarou que a evolução dos tempos mostrou que o grande empregador na cidade é o comércio, então essa ação será fundamental e significativa para essa faixa. “Cada empresário e gerador de empregos são fundamentais para a economia da cidade. Desejo que Barra Mansa seja a cada dia um município mais acolhedor para empreendedores. A superação do problema passa por cada um, a união neste momento é necessária, a solução para um problema, pode ser a solução de muitos”, disse Rodrigo. Por sua vez, o presidente da CDL,-BM, Xisto Vieira Neto, ressaltou a importância do Rio em Ação para fomentar a geração de renda na cidade.  “Eu acredito nesse modelo de evento para oportunizar essa ajuda que o empresário precisa em diversos momentos. Barra Mansa é um centro comercial importante, com características fundamentais e esse evento pode fomentar investimentos no município”, afirmou Xisto.

AGERIO E O MICROCRÉDITO

Agnaldo Raymundo, secretário de Desenvolvimento Econômico, destacou a proposta da iniciativa e reforçou que o atendimento para empreendedores continuará sendo realizado no prédio da prefeitura de Barra Mansa. “A proposta é fomentar os negócios, principalmente no capital de giro das empresas, isso vai aquecer demais a economia em Barra Mansa. A Secretaria de Desenvolvimento vai continuar com os atendimentos e essa movimentação na cidade vai ser um divisor de águas para o futuro do mercado”, salientou Agnaldo. Ao A VOZ DA CIDADE, Raymundo assegurou que a partir de setembro, o município pretende apoiar Microempreendedores Individuais (MEI) e empresários na obtenção de linhas do microcrédito, através da AgeRio. “O Rio em Ação é uma oportunidade de conferir palestras sobre crédito e obter orientações financeiras para que os empresários melhorem o seu negócio. Pode ser para capital de giro ou para reforma e até ampliação do negócio. Tivemos vários negócios durante o evento, com área de atendimento para cada empresário, e com juros e condições diferenciadas para o evento. A partir de setembro vamos colocar um posto da AgeRio na Prefeitura de Barra Mansa, dar continuidade aos atendimentos”, frisou o secretário que tem parceria formalizada com a AgeRio e projeta oferta do microcrédito em até R$ 20 mil.


A diretora de controle de operações da AgeRio, Dara Souza, destacou a importância do projeto para Barra Mansa. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Na AgeRio os empreendimentos encontram apoio para crescer e Barra Mansa é uma localidade com potencial enorme. Desejamos que essa experiência seja excelente para todos os participantes e que o evento tenha o impacto que projetamos”, ressaltou Dara.

Leonardo Ramos, Secretário de Fazenda, enfatizou a iniciativa como histórica e pioneira para a cidade. “Nunca na história de Barra Mansa tivemos um projeto dessa envergadura, onde podemos somar força para trazer um grande fomento para a economia de Barra Mansa. Para pensar em progresso, em um futuro melhor, temos que incentivar o mercado financeiro da cidade. Não estamos medindo esforços para trazer um avanço na geração de empregos e renda. Através desta iniciativa, faremos atendimentos personalizados, análise de fluxo de caixa, capital de giro, investimentos e os projetos dedicados com valores adequados para os empresários não apresentarem dividas no futuro. É uma oportunidade de solução que estamos presenciando”, finalizou o secretário.

Deixe um Comentário