Barra Mansa realiza novo mutirão de consultas oftalmológicas

0

Com o objetivo de zerar a fila de espera por consultas oftalmológicas, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou no sábado, dia 28, mais um mutirão oftalmológicos no Centro de Especialidades Médicas no (CEM). Foram atendidas cerca de 90 pessoas dos bairros Paraíso de Cima, Paraíso de Baixo e Boa Vista II. No próximo sábado, dia 5 de maio, serão atendidos os pacientes dos bairros Vila Elmira, Vila Principal e Boa Vista II. O mutirão tem como objetivo traçar um perfil da saúde oftalmológica dos barra-mansenses.

O mutirão tem como objetivo traçar um perfil da saúde oftalmológica dos barra-mansenses – Foto: Chico de Assis

Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, existe uma fila de espera para mais de seis mil consultas oftalmológicas decorrente da carência de especialistas da área na rede pública. “O mutirão atenderá todos os pedidos de consultas acumulados e deve durar cerca de seis meses. Somente após esta etapa, serão agendadas novas consultas”, explicou o secretário, acrescentando que ação visa zerar a fila de espera por consultas oftalmológicas no município. “Para solucionar essa questão, a secretaria, com o apoio do prefeito Rodrigo Drable, reestruturou o setor e contratou, em regime de chamamento público, médicos oftalmologistas, que estão focados na prevenção e recuperação da saúde ocular da população”, destacou Sérgio Gomes.

O Secretário reforçou que a equipe de atendimento é composta por cinco especialistas, e que ela trabalha sob a coordenação do oftalmologista Álvaro Sales. Ele contou, também que durante o atendimento caso seja constatada a necessidade de procedimentos de média e/ou alta complexidade, como mapeamento de retina, cirurgia de catarata e laserterapia, os pacientes estão sendo cadastrados no sistema do SUS e encaminhamentos para tratamento na rede credenciada no próprio município. “Caso o município não tenha prestador de serviços para determinado tipo de atendimento, o paciente será encaminhado para o Centro de Referência de Niterói, com suporte de transporte gratuito. As situações que necessitarem de procedimentos cirúrgicos serão encaminhadas para a Santa Casa do município”, completou o secretário.

Os encaminhamentos para o mutirão são feitos por meio das UBS. Durante a semana, agentes de saúde entrarão em contato com esses pacientes para avisar sobre a consulta.

error: Conteúdo protegido !