Barra Mansa intensifica vacinação nas áreas rurais

0

Barra Mansa

A Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Guarda Ambiental tem percorrido os distritos e áreas rurais do município vacinando os moradores contra a febre amarela. Nesta terça-feira, dia 23, as equipes estiveram no distrito de Antônio Rocha, incluindo as localidades de Cafarnaum, Ataulfo de Paiva e Santa Helena. O prefeito Rodrigo Drable esteve acompanhando o trabalho das equipes de imunização e reforçou o compromisso de vacinar toda a população do município. Participaram também da visita o subsecretário de Saúde, Silvio Daniel; o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Cruz (Baianinho) e o vereador Roberto Beleza. Em Barra Mansa, não existe nenhum caso da doença.

Ao todo, seis equipes estão visitando as áreas rurais, incluindo casas, fazendas e sítios, durante toda a semana. A intenção é imunizar o máximo de moradores dessas localidades que não têm condições de irem até a cidade para se vacinar contra a febre amarela. A campanha continua em todas as 49 unidades básicas de saúde do município de 8 horas da manhã até as 17 horas.

Até a última segunda-feira, dia 22, mais de 113 mil moradores já haviam sido imunizados em todo o município. Segundo o subsecretário de Saúde, Silvio Daniel, o objetivo é imunizar cerca de 155 mil moradores, e para isso, foi preciso intensificar a campanha nas áreas rurais. “A secretaria tem intensificado a vacina nos distritos e áreas rurais que são as localidades mais afastadas para conseguirmos alcançar nossa meta de imunizar toda a população barra-mansense”, salientou.

O vereador Roberto Beleza declarou que tem acompanhado os mutirões de vacinação nos distritos e zona rural. “Tenho presenciado as vacinações nos distritos de Nossa Senhora do Amparo e Antônio Rocha. Por conta da febre amarela silvestre ser mais comum nas áreas com mata é importante a vacinação dessas famílias e moradores”, disse.

Durante a vacinação, os enfermeiros têm explicado aos moradores sobre as recomendações após a vacina e sobre as contraindicações, além de reforçar que a febre amarela do tipo silvestre é transmitida apenas por mosquitos (Haemagogus e o Sabethes) que vivem nas matas e na beira dos rios. Tem explicado também que os macacos são vítimas, assim como os humanos. A morte deles em áreas de mata seria apenas um indicador da proximidade da doença e confirma a necessidade da vacina. No entanto, somente exames podem confirmar.

 

Deixe um Comentário