Barra Mansa estuda ampliação do atendimento e acolhimento de idosos e adolescentes

0

BARRA MANSA

Na manhã desta terça-feira, dia 10, o prefeito Rodrigo Drable se encontrou com Dra. Lorena Paola Nunes Boccia, juíza titular da 2ª Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Barra Mansa. No encontro, realizado na Fazenda da Posse, foi discutida a elaboração de um estudo detalhado para viabilizar a ampliação dos serviços de atendimento e acolhimento de idosos, bem como acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Atualmente o atendimento à população idosa é realizado nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que têm caráter residencial e são destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar. Em Barra Mansa, as ILPIs são privadas, recebendo ajuda de custo da prefeitura para suprir as despesas com água e luz e pagamento de acolhimento de idosos em situação de extrema vulnerabilidade.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, o estudo atende um pedido do prefeito para levantar informações e valores, de modo a ampliar vagas nas ILPIs e credenciar instituições que podem atuar nesse segmento. “A atual administração municipal tem uma preocupação muito grande com a população idosa. E a aproximação com o judiciário visa fazer uma construção conjunta no sentido de oferecer um tratamento cada vez digno para quem mais precisa”, pontuou Fanuel.

Também no encontro com Dra. Lorena Paola Nunes Boccia, foi falado sobre um projeto relacionado a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A ação vai envolver as secretarias de Assistência Social, Educação e Administração.

De acordo com a assessora jurídica da Assistência Social, Vanessa Serpa, o trabalho vai consistir na elaboração de um plano que viabilize inserção no mercado de trabalho, ajuda de custo e reinserção escolar.

Dra. Lorena Paola Nunes Boccia, que solicitou o encontro junto ao prefeito, comentou sobre a ação. “Desta forma, nós podemos alinhar as principais demandas relacionadas ao acolhimento de crianças e adolescentes no município. É extremamente necessário unirmos forças e buscarmos um diálogo sensível e amplo para alcançar os melhores resultados”, declarou a juíza.

O prefeito Rodrigo Drable destacou a importância do encontro com a juíza e de que forma essas ações impactarão positivamente um grande número de pessoas em Barra Mansa. “A reunião nos deu a oportunidade de conversamos sobre os históricos de tratamento dos nossos idosos, o acolhimento nas ILPIs, no suporte do município às ILPIs, além da possibilidade de criação de um novo centro para os idosos e um projeto muito específico para o tratamento de jovens infratores, para que seja modelo a partir de Barra Mansa”, informou Drable.

Acompanhamento familiar

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa também estuda a implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA), voltado para crianças e adolescentes que por, determinação judicial, tiveram que ser afastados de seu convívio familiar. Nessa modalidade, o jovem é cuidado temporariamente por uma família que faz parte do programa, recebendo todos os cuidados necessários.

Deixe um Comentário