Barra Mansa e Piraí retomam com obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns locais

0

SUL FLUMINENSE

Com o aumento do número de novos casos de Covid-19 nas cidades, algumas prefeituras já começam a se movimentar com novos decretos sobre o uso de máscaras de proteção. Os prefeitos de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e de Piraí, Tutuca, já se manifestaram. Tutuca já decretou no dia 8 a obrigação para uso de máscaras em hospitais e unidades de saúde. Drable publica nesta sexta-feira o decreto com a obrigação em locais de saúde e em escolas públicas e privadas. Ambos fazem recomendação para o uso do equipamento de proteção em ambientes fechados.

Em suas redes sociais, o prefeito Rodrigo Drable disse que graças a vacina e o sucesso da imunização, os sintomas da Covid são cada vez menos graves. “São poucos casos que levam a internação. Maioria sem gravidade. Contudo, os casos estão em curva crescente. Por precaução, e seguro morre de velho, adotaremos o uso de máscaras em locais fechados com maior potencial de contaminação, ou que registrou-se aumento pontual nos últimos dias. A recomendação é usar máscaras em todos os locais fechados, mas em unidades de saúde e ambientes escolares será determinação”, disse.

Em Piraí, o decreto recomenda o uso em ambientes fechados ou com aglomeração de pessoas e obriga em hospital e unidades de saúde. “Em caso de piora do cenário epidemiológico e/ou assistencial da COVID-19 no município, evidenciado através do Boletim Epidemiológico Semanal de Piraí, o uso da máscara poderá tornar-se obrigatório”, diz o decreto do prefeito Tutuca. Sobre as escolas, se o número de casos aumentar o retorno obrigatório será certo nesses locais.

OUTRAS CIDADES

Em outras cidades da região o uso de máscaras segue recomendado. Em Porto Real, a assessoria de imprensa informou que ao contrário de outros municípios da região, lá permaneceu a obrigação em unidades de saúde e escolas em toda a pandemia e segue em vigor. O retorno em locais fechados como forma de obrigação está sendo avaliado.

Em Quatis, o Decreto 3.907/22 tem a recomendação para uso de máscaras faciais em locais fechados e a nota técnica da Saúde 001/2022, divulgada na semana passada, essa recomendação é mantida. “A Secretaria de Saúde está acompanhando, com o estudo epidemiológico. Caso aumente os casos e a ocupação de leitos hospitalares ou óbitos, será expedido um novo decreto”, informou a assessoria.

Em Itatiaia a informação é que nas unidades de saúde a obrigação continua, mas ainda não há um decreto com outra determinação, apenas a recomendação para uso em locais fechados e de grande aglomeração. Já Volta Redonda a recomendação também está em vigor, mas a obrigatoriedade em certos locais está sendo avaliada. Em Resende a recomendação é para uso em unidades de saúde em caso de sintomas.

Deixe um Comentário