Barra do Piraí receberá nova frota de ônibus no final de agosto

0

BARRA DO PIRAÍ

Está marcada para o dia 30 de agosto a apresentação dos 20 primeiros ônibus de transporte público municipal, que começarão a atender a população. O anúncio foi feito pelo prefeito Mário Esteves em suas redes sociais.

A prefeitura realizou a primeira licitação de transporte público municipal em mais de 17 anos, em maio de 2020. Um ano depois, após as tratativas legais, o prefeito assinou contrato com as empresas vencedoras. Essa nova concessão é prevista para valer por 20 anos.

Essa mudança ocorreu porque as empresas que eram contratadas antes (Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, Gran Eufrásia e Barra do Piraí) não cumpriram com o regulamento prescrito pelo Poder Executivo, no antigo edital. Com isso, o prefeito optou por não renovar a concessão com as antigas concessionárias, em 2018. Ao invés disso, deu início ao processo de formulação de um novo edital de licitação para o transporte público municipal, concluído com a licitação realizada em maio de 2020 e vencida pelas empresas Santa Edwiges e Consórcio Barra do Piraí.

Esteves destaca que o procedimento até que a nova licitação fosse instituída. “Nós congelamos o preço da passagem, em R$ 3,60 – para o município todo, inclusive nos distritos -, até que, depois da licitação, a nova frota pudesse existir. Isso pode ser feito, pois, desde 2017, fizemos todos os estudos no sentido de aprimorar os serviços do transporte público da cidade e favorecer quem verdadeiramente merece: a população”, conta.

O prefeito ainda comenta sobre a nova identidade visual os automóveis. “Todos os veículos terão conexão Wi-Fi e poderão ser monitorados por um aplicativo de celular. Assim, será possível que as pessoas saibam a localização do ônibus e quanto tempo vai levar para ele chegar até o ponto”, aponta Mario.

O prefeito cita ainda que essa é a primeira de muitas outras medidas que a prefeitura pretende instaurar para aprimorar o trânsito do município. Ainda vale lembrar que existem projetos futuros para este setor, como o de transformar as linhas dos ônibus, estabelecendo o ponto final nos bairros e não no Centro, como é atualmente. Além dessa, o projeto de modificar a localização da rodoviária, retirando-a do Centro. Essas medidas representam um avanço para a mobilidade urbana e para a infraestrutura de Barra do Piraí. “Faz pouco mais de quatro anos que sentei pela primeira vez na cadeira de prefeito. Mas, muito antes disso, eu já sabia, como cidadão e como ex-vereador por dois mandatos, que o transporte público era um dos maiores problemas de Barra do Piraí. Afinal, tinham sido décadas de um mesmo sistema falido operando, sem qualquer tipo de movimento do poder público para acabar com o sofrimento da população”, relembra, afirmando que este será o quinto ano consecutivo sem aumento do preço da passagem, além da redução da tarifa nos distritos.

 

 

Deixe um Comentário