Barra do Piraí avança com primeira Superintendência de Bem-estar Animal do Sul Fluminense

0

BARRA DO PIRAÍ

Em 2017, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves (Republicanos), fez história ao criar o primeiro Castramóvel do Sul Fluminense, com um ônibus totalmente adaptado para funcionar como um “hospital veterinário” sobre quatro rodas. Cinco anos depois, o exemplo inspirou outras cidades da região, como Angra dos Reis e Resende, além de atrair a atenção e visitas de mais de 20 municípios de todo o Brasil. Agora, mais um avanço consolidou Barra do Piraí na vanguarda das políticas públicas para a causa, com a criação da Superintendência de Bem-estar Animal. Neste sábado, dia 13, Mario falou sobre o assunto.

Esteves tomou a iniciativa, no mês passado, de enviar para a Câmara Municipal um projeto de lei do Executivo, implementando a pasta. Os vereadores aprovaram e, assim, Barra do Piraí passa a ser a primeira cidade do Sul Fluminense a contar com uma pasta do gênero, tendo status de secretaria, exclusivamente voltada à proteção animal.

O prefeito explica que seu apreço especial pelos amigos de quatro patas é público e atraiu a atenção de dezenas de municípios, “tanto da região quanto de outros estados, que enviaram representantes para conhecer o Castramóvel como um modelo. O veículo foi atualizado para um caminhão e já atendeu mais de 10 mil animais, entre cirurgias e outras demandas”, destacou Esteves.

O prefeito disse que além do caminhão, Barra do Piraí tem mais três postos fixos de castração, sendo um já em operação dentro do Lar de Passagem São Francisco de Assis – também construído por Esteves – e dois nos distritos de Ipiabas e Califórnia, que iniciam as atividades em breve. Ele destaca o seu carinho pela causa e a intenção de mostrar para outros gestores que dá pra fazer pelos animais sem gastar muito.

“Temos um castramóvel rodando os bairros, três fixos, e ainda construímos o lar de passagem, sendo um município com orçamento anual modesto, de pouco mais de R$ 200 milhões. Como? Correndo atrás, pedindo em Brasília, fiscalizando de perto, buscando no mercado serviços eficientes e adequados à nossa realidade. Quero que os outros prefeitos saibam que dá pra fazer pelos animais e que isso não é custo, pois é um investimento que salva vidas”, frisa.

Com a criação da superintendência, o gestor pretende conseguir verbas federais com uma rubrica específica para o setor.“Através da pasta, podemos captar, em Brasília, emendas e outros recursos, destinados exclusivamente para ampliarmos e melhorarmos os serviços já prestados. Queremos criar o Samu Vet e, quem sabe, construir um Hospital Municipal Veterinário, nos moldes do que existe em Resende, mas para atender não só Barra do Piraí como também municípios vizinhos, através de um consórcio. A ideia é criar um polo regional veterinário, por meio de parcerias”, arremata.

Deixe um Comentário