Aulas de Ginástica Laboral são oferecidas aos profissionais que atuam no combate ao novo coronavírus em Resende

0

RESENDE

Com o objetivo de zelar pela saúde dos profissionais que atuam na linha de frente da luta contra o novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura está promovendo aulas de ginástica laboral para essa parcela do funcionalismo. Uma iniciativa criada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, por meio da coordenadoria do projeto de dança, tem o objetivo de fortalecer física e emocionalmente os servidores que vão ajudar a conter os efeitos da pandemia no município.

Estimulada pela ausência das aulas de dança e pelo momento de tensão vivido pelos profissionais da saúde, a prática da aula laboral consiste em uma série de atividades físicas focadas na redução da tensão e do estresse. De acordo com o Ministério da Saúde, a prática também tem como benefício a redução da incidência de doenças ocupacionais e lesões por esforços repetitivos, circunstâncias muito comuns aos funcionários beneficiados.

Atualmente, as aulas são oferecidas na Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Resende (APMIR), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e na Nova Santa Casa de Misericórdia.

Segundo a coordenadora e idealizadora do projeto, Ana Paula Bernardi a proposta é que a atividade seja expandida para outros setores. “O projeto foi idealizado pensando nos profissionais que estão na linha de frente e carecem desse desafogo. As aulas laborais trazem uma série de benefícios à saúde e a gestão municipal desempenha o papel fundamental de cuidar dos profissionais enquanto eles cuidam da população. É uma corrente do bem. Já que as aulas de dança foram paralisadas devido a Covid-19, esta também é uma forma de não parar de promover atividades deste tipo”, disse a coordenadora.

AULAS PARALISADAS  

Em setembro de 2019, a prefeitura abriu inscrições com vagas limitadas para aulas de dança de salão e danças urbanas. O resultado foi um sucesso, com cerca de 800 inscrições efetuadas e muita procura. Com o período de pandemia, as aulas conduzidas pela coordenadoria, hoje responsável pelas aulas laborais, tiveram que ser paralisadas.

A professora, no entanto, vem enviando vídeos para que os praticantes das danças possam treinar de casa, sem aglomerações. “Estão todos com muitas saudades. Em breve, este momento difícil será superado com união e todos poderão voltar para as atividades que tanto gostamos”, informou Ana Paula.

Deixe um Comentário