Audiência pública será realizada no Rio para discutir Centros de Memória da ditadura

0

BARRA MANSA

No dia 2 de setembro, será realizada a audiência pública ‘Por espaços de memória da ditadura no Rio de Janeiro’, onde será debatido o Centro de Memória do 1º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) em Barra Mansa, além dos espaços da Casa da Morte em Petrópolis e o DOPS, no Rio de Janeiro.  A proposta do encontro é apresentar os avanços e os desafios de cada um dos processos em curso, possibilitar uma troca de experiências entre eles e ampliar as redes de apoio e de articulação em torno da pauta.

A audiência é organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ, pelos mandatos dos deputados estaduais Flávio Serafini e Renata Souza e pelas campanhas de movimentos que protagonizam as lutas por esses espaços, o Centro de Memória do Sul Fluminense Genival Luiz da Silva, o Coletivo RJ Memória Verdade Justiça e Reparação e o Grupo Pró-Memorial da Casa da Morte.

Entre 1950 e 1999, Barra Mansa abrigou o 1º BIB e o 22° Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército (22° bimtz). Durante a ditadura, o local serviu como centro de repressão e tortura na região Sul Fluminense.

Deixe um Comentário