Caminhada mobiliza população de Porto Real no combate à violência contra a mulher

0

PORTO REAL

Com o objetivo de mobilizar a sociedade, a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação (SMASH), realizou na quinta-feira, dia 29, edição da caminhada em alusão ao Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher. O ato também foi motivado pela lembrança ao dia 7 de agosto, quando foi celebrado os 13 anos da Lei Maria da Penha. Com o tema: ‘Viver em Paz é Direito de toda Mulher. Violência é Crime.’, o percurso teve inicio após exercícios de alongamento, na Avenida B, situada no bairro Freitas Soares e os participantes seguiram em direção à Quadra do bairro. O evento foi finalizado com atividades artístico culturais, com a encenação da peça de teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Ação em Ação, intitulada ‘Isso é Violência’; e com tendas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Casa da Mulher (esta disponibilizada pela Secretaria de Saúde), que prestaram orientações às mulheres presentes. De acordo com informações do Creas, no ano de 2019, foi registrado o quantitativo de 10 mulheres, que se encontram em situação de acompanhamento por motivo de violência doméstica, no município. O disk denúncia nacional é 180. “O principal objetivo foi o de chamar a atenção da população para a necessidade de superação da cultura de violência contra a mulher. Os atos de enfrentamento à violência contra as mulheres são muitos importantes”, disse o prefeito Ailton Marques, presente à ocasião.

A secretária da SMASH, Creusa Martins Mothé, lembrou que no ano de 2018, o município registrou três feminicídios (homicídio cometido contra mulheres que é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero). “Acredito que quando estamos em situação de sofrimento, devemos denunciar. Lembrando que no mês de Agosto Lilás, as mulheres do país todo buscam dar visibilidade à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Esse foi um ato de resistência e denúncia”, afirmou a secretária.

Rede de atendimento

Através do (24) 3353 1492, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realiza o acompanhamento e fortalecimento da autoestima das mulheres, vítimas de violência doméstica, além de ser uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Também marcaram presença no evento além da vereadora Bianca Diniz; os secretários municipais: de Ordem Pública, Elias Vargas; de Licitações, Compras e Contratos, Carlos José da Silva; e o subsecretário de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Phillipe Paiva.

Deixe um Comentário