Audiência pública debate TDAH e importância do diagnóstico precoce

0

VOLTA REDONDA

A Câmara de Volta Redonda foi palco de uma audiência pública sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O vereador Hálisson Vitorino presidiu a reunião realizada na noite de quarta-feira, 21. Também participou o deputado estadual Tande Vieira, presidente da Comissão de Saúde da Alerj, que ressaltou a importância do debate do tema. Além do parlamentar, estiveram presentes profissionais da saúde e educação e comunidade que debateram a importância do diagnóstico precoce.

“O debate foi enriquecedor, com a participação da população que questionou, elogiou e indagou aos profissionais sobre dúvidas com relação aos atendimentos prestados pelo Poder Público, às pessoas com TDAH, em especial o diagnóstico da doença, em crianças”, ressaltou o vereador, acrescentando que a audiência pública permitiu ainda aos profissionais de saúde e educação que explicassem o fluxo de atendimentos, respondessem dúvidas os presentes e ouvissem críticas para melhorias no atendimento.

Segundo Hálisson, o objetivo foi cumprido e agora é colocar em prática as ações e expandir o debate para todo o Estado do Rio, com apoio do deputado Tande, visando alinharem metas e estratégias para que as pessoas com TDAH tenham uma vida saudável. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o número de casos de TDAH variam entre 5% e 8% a nível mundial.

Uma das profissionais presentes foi a neurologista Mariana Cunha. Para ela, o diagnóstico é desafiador por ser condição muito frequente devido ao aumento gradativo dos casos. Para ela, não apenas o serviço de saúde tem seu papel, mas a escola precisa caminhar lado a lado com a família.

Outros profissionais presentes na audiência pública apontaram que a falta de tratamento precoce do TDAH pode resultar no futuro em problemas de saúde como ansiedade, dependência química, transtorno bipolar, dentre outros.

Foto: Divulgação

A fisioterapeuta e Coordenadora do Programa Laço Azul do Hospital Municipal Dr Munir Rafful, Pollyanna Mazzilli, ao explicar sobre o fluxo de atendimento a estes pacientes, ofertados pela rede municipal, orientou aos pais que procurem as unidades de Saúde e busquem diagnóstico que deverá ser traçado por neuropediatra, entre outros profissionais.

IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO

Presente ao evento, o procurador geral da Câmara de Resende, Marcelo Cerpa, disse que foi diagnosticado com TDAH meio que tardiamente, mas conseguiu construir uma carreira de sucesso no Direito. “Passei boa parte da minha vida tentando me adequar aos sintomas como inquietude, dificuldades para me concentrar nos estudos, entre outros itens, que me obrigavam a cumprir uma rotina bem mais trabalhosa para cumprir horários e metas. Após um ataque de pânico foi quando busquei acompanhamento e descobri o TDAH”, disse o advogado, alertando para que pais observem os filhos e busquem apoio profissional.

 

43 linhas

Deixe um Comentário