Artesãs inauguram primeira loja colaborativa da região

0

BARRA MANSA

A inauguração da primeira loja de artesanato colaborativa do município acontece às 18 horas de hoje. Trata-se da Vitrine Criativa, loja 10 do Figorelle Shopping, no Centro. A subsecretária adjunta de Estado de Turismo, Nea Mariozz, prestigiará o evento; que contará com a participação do prefeito Rodrigo Drable. Na ocasião, serão entregues algumas carteiras do artesão.

O empreendimento é fruto da iniciativa de 22 artesãs que decidiram apostar na inovação da loja colaborativa como meio de avanço econômico, já que o modelo de negócio propicia não somente o compartilhamento do espaço, mas também a troca de serviços e produtos entre elas. A loja colaborativa é baseada nos princípios da economia compartilhada. Sua principal vantagem é a redução de custos fixos, bem como o acesso a um bem ou serviço que individualmente seria mais difícil ou inviável.

A gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bella Santos, ressalta que a iniciativa é pioneira na região. “Chegou um tempo em que a loja ‘emprestada’ pelo shopping precisou ser devolvida, mas as artesãs queriam continuar no local, mas não tinham como pagar. Então, através de muita pesquisa me deparei com esse formato e resolvemos colocar em prática”, destacou a gerente.

Bella destaca que todo o trabalho na loja é em conjunto. Desde a compra de material à bolsa onde os produtos são entregues ao consumidor. “Por comprar em conjunto, haverá desconto. Durante o funcionamento da loja, as artesãs irão revezar para atendimento aos clientes. Todas as decisões são feitas em conjunto, até mesmo a bolsa de entrega dos produtos é padrão. É gratificante acompanhar todo o crescimento dessas profissionais, ver o quanto elas estão aprendendo nos cursos ministrados através da parceria com o  Sebrae”, aponta.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, a loja de artesanato colaborativa representa um grande avanço para o segmento. “A partir da organização e capacitação das artesãs realizada pela prefeitura, em parceira com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa e a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços, essas profissionais estão tendo a oportunidade de crescimento, se registrando como microempreendedoras individuais e abrindo seu próprio negócio”, destacou o secretário.

Ele ponderou ainda outro aspecto que a atividade tem proporcionado na vida pessoal das artesãs. “É perceptível não somente o crescimento e organização profissional, com cuidados redobrados na produção, mas a elevação da autoestima pessoal. As artesãs estão descobrindo novas perspectivas de atuação”, disse o secretário, ressaltando que a inauguração acontece próximo do Dia das Mães, o que viabilizará a aquisição de produtos únicos e personalizados.

A artesã Thaisa de Paula trabalha com sublimação, e vê na loja uma oportunidade de maior visibilidade ao seu trabalho. “Como o próprio nome diz, é uma grande vitrine aqui; grande área de movimentação. Nosso trabalho é visto; valorizado”, destaca a profissional que viu na falta de emprego, uma oportunidade de empreendedorismo.

 

 

Deixe um Comentário