Artesãos de Pinheiral terão site oficial para a venda de produtos

0

PINHEIRAL

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, iniciou na quarta-feira, dia 14, as sessões de fotos de produtos dos artesãos do município para o desenvolvimento do site ‘Loja do Artesão de Pinheiral’, que será viabilizado pela Lei Aldir Blanc. O objetivo é dar oportunidade de exposição e vendas de produtos enquanto as feiras semanais realizadas pela prefeitura estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. Para evitar aglomerações, a secretaria reúne apenas quatro artesãos por sessão de fotos, respeitando todas as medidas para evitar o contágio da doença.
O domínio do site ainda está em elaboração e assim que concluído será amplamente divulgado nas redes sociais da prefeitura. Os produtos, que estão sendo registrados por um fotógrafo profissional, serão exibidos na loja virtual, com descrição, contato do artesão e valor. A previsão é que a plataforma seja lançada em maio, mês das mães, cujo artesãos terão possibilidade de mais vendas.
A artesã Maria Cecília Lopes, que confecciona peças em crochê, disse que a oportunidade é muito bem-vinda na atual situação que os profissionais autônomos enfrentam. “Quero parabenizar a secretaria pela iniciativa, porque será muito importante para nós (artesãos), principalmente neste momento de pandemia que não podemos estar juntas, mas vamos expor nossos produtos no site”, disse.
A artesã Paula Maria Luzia, que também trabalha com crochê, comemora pela evidência que os produtos dela e dos demais colegas alcançarão a partir da criação do site. “Este trabalho que está sendo realizado pela prefeitura vai nos garantir maior visibilidade, não só dentro da cidade, mas fora, porque com a internet a gente pode vender para quem quiser, para pessoas de toda a região, por exemplo. Estamos em meio a uma pandemia, temos que ter todo cuidado e evitar aglomerações. A criação do site é muito bem-vinda nesse momento tão difícil em que as vendas caíram”, destacou.
A secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Aline Gouvêa, destacou o incentivo que a atual gestão dá aos artesãos do município. “A gestão do prefeito Ednardo Barbosa, desde o primeiro ano vem incentivando os artesãos da cidade. Nesse projeto, criado através da Lei Aldir Blanc, que está tendo continuidade através da inovação que é a criação do site, é mais uma oportunidade para impulsionar e incentivar que as produções do município sejam adquiridas não só por quem é da cidade, mas também de outras localidades. Com isso estamos valorizando o artesão e fortalecendo a geração de renda”, frisou.
INCENTIVO PARA AS VENDAS
Para a diretora do Departamento de Cultura, Tania Mara de Amorim da Silva, não restam dúvidas de que o site será uma ferramenta importante para alavancar as vendas dos artesãos do município. “Hoje, com a questão da pandemia, estamos vivendo um momento difícil, enfrentando uma crise sanitária que afeta todos nós, inclusive os grupos culturais de todos os setores. E então, aproveitando o incentivo da Lei Aldir Blanc e sabendo que precisamos nos reinventar, tivemos a ideia de criar a loja virtual do artesão, onde estarão expostos produtos de todas as categorias e preços, que atenderão todos os gostos e bolsos, pois, assim ajudaremos nossos profissionais e estaremos oferecendo à população produtos de alta qualidade. Assim que estiver pronto, o site será divulgado nas redes sociais da prefeitura”, disse.