Artesãos de Barra Mansa fazem cadastro para carteira nacional

0

BARRA MANSA 

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, está promovendo, em parceria Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e o Governo Federal , uma ação para cadastramento dos artesãos da cidade para receberem a ‘Carteira Nacional do Artesão’. O cadastro teve início nesta quinta-feira, dia 18, das 9 às 17 horas, e será concluído nesta sexta-feira, dia 19. Os artesãos interessados devem comparecer dentro deste horário no Clube Municipal com uma série de documentos e com um modelo de trabalho que realiza.

A Carteira Nacional do Artesão é a identificação do artesão, prevista na Lei nº 13.180, de 22 de outubro de 2015, válida em todo o território nacional, com validade de seis anos e que oferece uma série de benefícios. De acordo com a coordenadora de turismo da cidade, Bhella Santos, atualmente são 275 artesãos cadastrados, desde 2018, e que já têm a carteira. “Nossa expectativa é cadastrar cerca de 200 novos artesãos, isso é de suma importância para o município, pois com esta ação conseguimos movimentar a economia criativa. A secretaria de desenvolvimento econômico buscou parcerias importantes que vão contribuir na qualificação e na aquisição de matéria prima com desconto nas lojas parceiras. Há quase dois anos em decorrência da pandemia os artesãos do município não conseguem expor seus trabalhos e com a vacinação avançada as feiras de artesanato começam a surgir, além da época natalina que faz com que o consumo de artesanato cresça. Sendo assim a parceria com lojas de matéria prima para artesanato vão beneficiar artesãos com descontos na apresentação da Carteira Nacional do Artesão. Assim conseguem baixar o custo da peça e isso repassa para consumidor”, disse a coordenadora.

Além desses benefícios, Bhella destaca que há outras vantagens que contribuem para o fomento da categoria. “Essa carteira dá direito ao artesão de participar de feiras em todo o território nacional, além de ter acesso aos parceiros que estão criando uma rede de apoio e que vão contribuir na qualificação, que neste momento tão difícil é fundamental. Até o momento, essa rede de apoio é formada por A Viana Leal, Singer, Arte e Costura, Creativity, Luclart, Varejão Textil, Microlins, UBM, People, Cate Papelaria e Transporte Generoso, mas estamos na expectativa de trazer mais empresas”, ressaltou.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação informou que as carteiras cadastradas nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, respectivamente devem ser entregues aos artesãos até o final deste mês. Os interessados que não conseguirem comparecer na data, podem procurar, através do telefone (24) 2106-3480, para obter informações e agendar um atendimento.

Documentos necessários

– Carteira de Identidade ou identificação com foto;

– CPF;

– Comprovante de residência ou declaração de moradia;

– Caso tenha inscrição no PIS/PASEP, é obrigatório apresentação da cópia;

– Caso de pagamento de INSS, é obrigatório a apresentação da cópia da última contribuição;

– 1 foto 3×4 colorida atualizada;

– Assinatura deverá ser igual a do documento de identificação;

– Apresentação de habilidade mostrando até três técnicas e levar uma peça inacabada para terminar no local.