Aniversário de 521 anos de Angra dos Reis é comemorado com shows e o tradicional bolo

0

ANGRA DOS REIS

O município completou 521 anos na sexta-feira, 6 de janeiro. Mas os festejos começaram ainda no dia 5. Depois da Corrida dos Santos Reis, pouco antes da meia-noite, a banda do Colégio Naval se apresentou para o público que aguardava em frente à prefeitura. Na sequência, as pastorinhas foram a atração na Casa Laranjeiras. No aniversário da cidade, dia 6, uma linda queima de fogos coloriu o céu da cidade aniversariante.

Como manda a tradição, a folia de Reis bateu na porta do Palácio Raul Pompeia, sede do governo, que foi aberta pelo prefeito Fernando Jordão, acompanhado da deputada estadual e primeira-dama, Célia Jordão, além do secretário de Governo, Cláudio Ferreti, e outras autoridades.

O corte do bolo foi o momento mais esperado. Dentro dele havia uma moeda e uma aliança. Segundo a lenda, quem encontrou a moeda terá prosperidade e quem ficou com a aliança vai para o altar em breve. “Uma festa da história de Angra dos Reis. Vamos continuar trabalhando muito em todas as áreas em 2023. Assinamos editais que valorizam os fazedores de cultura no município. Vamos continuar desenvolvendo a cidade. Continuaremos focando na empregabilidade. Somos a cidade que mais emprega no sul do estado. Parabéns Angra, parabéns povo angrense”, disse Fernando Jordão.

Após o corte do bolo, a festa continuou na Praia do Anil com o show do cantor Ferrugem que, mesmo com a chuva, animou o público interpretando vários sucessos de sua autoria e de outros artistas.

Ao longo do dia, as celebrações continuaram. Por volta das 7 horas, aconteceu a alvorada festiva. Em seguida foi servido um café da manhã comunitário.

Neste ano, em especial, estes eventos aconteceram na sede da prefeitura, já que a Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, onde tradicionalmente eles são realizados, está passando por obras. A banda do Colégio Naval também se apresentou.

Antes de cortar o bolo, Fernando Jordão disse que vai continuar trabalhando muito em todas as áreas em 2023-Divulgação PMAG

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Morro do Carmo, Alax Oliveira, a não realização da alvorada e do café na comunidade neste ano foi por um bom motivo. “Nossa praça está passando por melhorias. Eu quero agradecer o governo em nome da comunidade pelos investimentos que estão sendo feitos no Morro do Carmo. Em 2024, vamos comemorar o aniversário de Angra lá, como sempre foi, em um local mais bonito e acolhedor. Estou muito feliz em participar deste momento. Parabéns, Angra. Que tenhamos um ano de muitas alegrias”, desejou.

MAIS EVENTOS

A missa em ação de graças pelo aniversário da cidade começou às 10 horas na Igreja Matriz, celebrada pelo Frei José. A solenidade religiosa foi aberta pela Folia de Reis e também contou com a apresentação das pastorinhas.

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, participou de todos os momentos da festividade e lembrou a importância de se manter as tradições. “Estamos muito contentes em poder reviver esses momentos do nosso folclore, que faz parte da tradição de Angra e de sua população. Fico muito orgulhoso em fazer parte de um governo que valoriza a história da cidade e do seu povo. Agradeço ao Colégio Naval que por mais um ano traz sua banda para participar do aniversário de Angra, a todos que organizaram as festividades dos 521 anos e principalmente os moradores e turistas que estão participando conosco. Esse será mais um ano de muito trabalho em prol da nossa população. Parabéns, Angra”, finalizou.

As comemorações pelo aniversário da cidade continuam com grandes shows na Praia do Anil. Na noite desta sexta-feira o cantor Gustavo Mioto se apresenta. Neste sábado, dia 7, será a vez da dupla sertaneja Diego e Victor Hugo fechar a programação.

Deixe um Comentário