Angra dos Reis será tema do projeto Teias da Inovação do MCTI; evento virtual, no dia 3, discute a cidade inteligente e inovadora

0

ANGRA DOS REIS

O projeto Teias da Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promove mais um evento gratuito on-line nesta quinta-feira, dia 3, das 16h às 17h30min: será a 14ª edição virtual e com o tema ‘Angra dos Reis 4.0: A construção de uma cidade inteligente e inovadora’. O programa foca no município e debate sobre como os atores desse pulsante ecossistema estão se organizando para gerar mais competitividade para o município e país. Apesar de ter foco regional, o evento tem abrangência nacional e qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site: https://www.teiasdainovacao.com.br .

Nos últimos anos, Angra dos Reis tem se movimentado fortemente para ser um relevante polo brasileiro de tecnologia nuclear para a “produção” de energia. A cidade, hoje, tem um dos mais completos e inovadores projetos de parceria público-privada de Cidade Inteligente, além de estar implantando o primeiro Parque Tecnológico do Mar, seguindo modelos europeus. Além disso, o município abriga as duas únicas usinas nucleares do Brasil: Angra 1 e Angra 2.

O evento de Angra dos Reis, que segue a linha do Teias em focar análises nas áreas de ciência, inovação e tecnologia, contará com a participação de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI. “A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, comenta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.

Entre os palestrantes estão: André Pimenta, graduado em Administração e Mestre em Defesa e Segurança Civil pela UFF; foi coordenador de Gerenciamento de Desastres na Defesa Civil de Angra e desde 2017 atua como secretário Executivo de Planejamento e Gestão Estratégica; João Carlos Rabello, jornalista há 47 anos, assume um cargo público pela primeira vez. Trabalhou no O Globo, TV Globo, Rádio Jornal do Brasil, escreveu para a Folha de São Paulo, e revistas Veja e Isto É. Em 2004, criou a Festa Internacional de Teatro de Angra, sucesso de crítica e público; Caio Castro, empresário, sócio-diretor da empresa iCities – Smart Cities Solutions, empresa pioneira no Brasil em projetos e soluções para cidades inteligentes e representante da FIRA Barcelona no Brasil – organizadora da edição nacional do maior evento do mundo de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba; e Jonni Guiller, que é matemático e engenheiro nuclear com doutorado em Matemática aplicada. Atualmente, é semifinalista do Inova-san 2020 e atua como mentor no centro de inovação de Angra. Também é cofundador da startup Safe Speed System.

A mediação, desta vez, ficará sob a responsabilidade de Tuane Rodrigues, analista de negócios do Sebrae Rio, especialista em Gestão Estratégica. Mentora no Centro de Inovação – Hub Angra e maker na comunidade Big Valley.

STARTUPS E INCUBADORAS

O Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTI em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, e tem o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras. Realizado em diferentes cidades do Brasil e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais.

Entre os temas abordados estão transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento. “O programa promove uma aproximação entre o MCTI e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável”, afirma Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.

PROGRAMAÇÃO

16h – Boas-vindas com Paulo Alvim

16h05min – Boas-vindas com Fernando Jordão – Prefeito de Angra

16h10min – Abertura Oficial pela mediadora Tuane Rodrigues

16h15min – Apresentação André Luis Pimenta

16h20min – Apresentação João Carlos Rabelo

16h25min – Apresentação Jonni Guiller

16h30min – Ponto de Vista com Caio Castro

16h35min – Debate + Quiz

17h05min – Perguntas do público

17h25min – Encerramento

Deixe um Comentário