Aman e Hospital Militar aplicam questionário como prevenção da Covid-19

0

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) está aplicando, desde o início do mês, um questionário sobre a situação de saúde dos seus membros. A iniciativa acontece em conjunto com oHospital Militar de Resende. Ou seja, os profissionais de saúde do Exército estão na linha de frente da luta contra à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), seja no atendimento direto aos pacientes, como também no acompanhamento de sintomas. O questionário é feito nos Postos de Triagem nos acessos à Academia.

Intitulada de Anamnese, a ferramenta trata-se de uma entrevista fundamental que tem como objetivo identificar um ponto inicial no diagnóstico de uma enfermidade e propor medidas adequadas.

“A Aman solicitou a nós, do Hospital Militar de Resende, um questionário de complementação à abordagem diária que tem sido feita nos Postos de Triagem nos acessos à Academia. Esse levantamento é rápido, de fácil aplicabilidade e contém perguntas importantes”, revela a Capitão Médica do Hospital Militar, Raquel Tatemoto.

Nos Postos de Triagem também é feita diariamente a aferição da temperatura de todos que pretendem entrar na Aman-Divulgação

O Questionário Epidemiológico é composto por três perguntas sobre sintomas e contato com pessoas com indícios da doença. Em caso de respostas positivas às questões, é feito o encaminhamento do paciente a unidade hospitalar militar.

A pesquisa está em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde que visam identificar casos e traçar um perfil sobre a pandemia no país, a partir de um monitoramento feito à distância sobre a saúde da população. E o mesmo se repete na Aman. Além de ser aplicado por amostragem nos Postos de Triagem, onde também é feita diariamente a aferição da temperatura, o questionário também está disponível na rede interna dos militares e servidores civis para que haja o maior número de participações.  “As perguntas podem ser respondidas de maneira on-line para evitar o contato.  As pessoas que se enquadram no grupo de risco da Aman também têm sido submetidas ao levantamento.

Esse é mais um importante passo no sentido de prevenir novos registros do coronavírus no interior da Academia.  Com os números do questionário em mãos, será possível otimizar ainda mais o planejamento estratégico na instituição”, informou a Assessoria de comunicação da Aman.

Deixe um Comentário