Projeto Música nas Escolas realiza apresentações em suas redes sociais

0

BARRA MANSA

Através do  #QuarentenaMusicalOSBM, o projeto Músicas nas Escolas apresenta diariamente em suas redes sociais vídeos de apresentações dos músicos acalentando o coração de quem assiste e sente falta dos concertos presenciais. Os vídeos podem ser acessados em @osbmoficial e @projetomusicanasescolas.

De acordo com o maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Vanotil de Souza Jr, a iniciativa nasceu da necessidade de continuar de alguma forma e levar alegria para as pessoas que estão em casa. “Considero o momento muito delicado e que nós temos essa importante missão. Graças à toda tecnologia disponível, temos a possibilidade de chegar ao nosso público através das redes sociais. É uma grande felicidade ver a quantidade de comentários que demonstram o quanto esses vídeos tem trazido conforto e motivação a muitas pessoas que estão em casa e se sentem mal diante do momento que vivemos. Até a questão de tocar em grupo, nós conseguimos através de alguns programas de computador, reunir vários músicos, cada um tocando da sua casa, sem aglomeração. Isso, graças ao trabalho de um dos nossos músicos, o Hércules Alves, que faz todo o trabalho de arranjo de algumas músicas e a junção dos áudios e dos vídeos enviados pelos músicos”, explica.

Para dar certo, e a prova disso são os números de acesso as lives, o trabalho conta com o envolvimento de todos no projeto. “Todos estão enviando vídeos contendo execuções instrumentais, aulas e palestras, pelo menos duas vezes por semana. Alguns desses vídeos estão sendo postados nas redes sociais da OSBM. Os musicalizadores também estão produzindo vídeos com diversas atividades direcionadas para os pais realizarem com as crianças em casa. Esses são postados nas redes sociais do Projeto Música nas Escolas (PMNE). São atividades simples e muito práticas, mas, que desenvolvem e prendem a atenção dos pequenos e, todos podem realizar com materiais que normalmente encontramos em casa”, destaca Vantoil, informando que o vídeo da música ‘Maria Maria’, de Milton Nascimento, chegou a mais de 17mil visualizações.

Além dos vídeos e lives, durante a quarentena, os professores e monitores estão desenvolvendo atividades semanais de gravação de estudos e de obras, para manutenção do nível técnico. Também, os professores estão gravando palestras para disponibilizar para os alunos, sobre diversos temas dentro da matéria música. Além disso, os musicalizadores estão gravando atividades que são seguidas pelos alunos enlodem ser repetidas em casa. Finalmente, os vídeos de música gravados são divulgados para que a população tenha acesso a apresentações virtuais enquanto estão em isolamento.

O PROJETO

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é fruto do projeto Música nas Escolas. O Projeto foi criado em 2003, com o objetivo de oferecer formação musical aos alunos da rede pública municipa.

Hoje o projeto atende a todas as escolas da rede pública, incluindo os centros de atendimento à portadores de necessidades especiais. Os músicos da orquestra são professores e monitores nas escolas, permitindo que o aluno receba formação musical desde a creche, com programa de musicalização infantil. Além disso, o projeto tem convênio com o UBM para curso superior, oferecendo licenciatura em música.

O projeto também tem convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), garantindo vagas específicas nos cursos de mestrado e doutorado para os professores e monitores da orquestra. Isso garante o desenvolvimento técnico dos professores e monitores, e permite que esses levem aos alunos da rede uma formação de alta qualidade.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !