O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) irá oferecer a partir de hoje, atendimento para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), além de outras operações burocráticas. O serviço é prestado por intermédio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior.
O atendimento será realizada todas as quartas-feiras, até o próximo dia 30 de abril, no período das 15 às 21 horas, no Laboratório de Práticas Contábeis e Administrativas, que fica na sala 305, no 3º andar do prédio 3, no Campus Barra Mansa. A taxa é um quilo de alimento não perecível, menos sal e fubá, que serão destinados a doação. A atividade será realizada pelos alunos do 5º e 7º períodos do curso de Ciências Contábeis.
Os documentos necessários para o atendimento são identidade, CPF, título de eleitor, a declaração do ano anterior, o informe de rendimento de 2017, comprovantes médicos (plano de saúde, despesas médicas), despesas com instrução, o CPF do contribuinte e o dos dependentes e filhos a partir dos oito anos.
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda termina no dia 30 de abril e a multa para quem que não declarar ou perder o prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. Para 2018, a Receita Federal fez uma remodelagem na Ficha de Bens e uma das principais diferenças este ano é que ela exige mais informações sobre os bens do contribuinte como imóveis, veículos, depósito em conta e aplicações. Neste ano, o preenchimento dos novos campos é opcional, passando a ser obrigatória a partir de 2019.
Além do suporte na declaração, os outros serviços prestados são a retificação de Imposto de Renda, defesa de malha de Imposto de Renda, pedido de restituição de imposto de períodos anteriores, consulta de extrato IR de períodos anteriores, pedido de parcelamento do IRPF e MEI, regularização e baixa de MEI, declaração de ITR e cadastramento de CPF.
Segundo a coordenadora do curso, Rosangela dos Santos, oferece ao aluno um aprendizado prático. “Essa ação proporcionará grande aprendizado acadêmico na prática, com a geração de conhecimento sobre as obrigações, contribuindo principalmente na formação de profissionais cientes da função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação”, destacou a coordenadora.
O estudante Maillo Felício, do 7º período, que participará pela primeira vez da iniciativa, disse estar entusiasmo. “Essa prática já nos prepara para o mercado de trabalho, o que é um diferencial”, comentou.
Mais informações sobre o atendimento poderão ser obtidas pelo telefone (24) 3325-0247 ou ainda pelas redes sociais do UBM.