Aluna da região conquista medalha de ouro na OBMEP

0

Porto Real

Uma das medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017) é do município. Ana Carolina Souza de Almeida, 12 anos, que cursa o 7º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Maria Hortência Nogueira, competiu com mais de 18 milhões de alunos de diversas partes do Brasil, conquistando a 127ª colocação.

Os 576 primeiros classificados conquistaram medalhas de ouro, sendo 500 alunos de escolas públicas e 76 de escolas particulares. A OBMEP premiou ainda os alunos vencedores com: 1.500 medalhas de prata, 4.506 de bronze e 38,6 mil menções honrosas. Os estudantes de escolas particulares receberam além das medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.

A solenidade de entrega das premiações aconteceu no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Riocentro, durante o Congresso Mundial de Matemáticos (ICM, do nome em inglês International Congress of Mathematicians), que foi sediado pela primeira vez no Hemisfério Sul.

Ana disse ter contado com apoio de vídeos da internet e com a ajuda da professora de matemática para alcançar a premiação. “Agradeço muito a todos os profissionais da escola, e, principalmente à professora Priscila Moura pelo apoio. Eu vi também muitos vídeos na internet”, explicou a aluna contando que além da medalha, recebeu prêmios como: um curso de matemática, uma bolsa de estudos para o Programa de Iniciação Científicas Jr. (PIC), e sensibilizou ainda o CNA que ofereceu um ano gratuito de curso de inglês.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

 

Deixe um Comentário