Almoço de confraternização em Angra dos Reis encerra a Semana do Pescador

0

BARRA MANSA

Finalizando a Semana do Pescador, este domingo, dia 2, foi marcado pelo retorno do tradicional almoço de confraternização dos pescadores, que acontece há vários anos na Cooperativa dos Produtores da Pesca de Angra dos Reis (Propescar). Por conta da pandemia, o evento havia sido paralisado, sendo retomado neste ano, cabendo a ele encerrar toda a programação que aconteceu nos últimos dias.

A Semana do Pescador teve início na segunda-feira, 26 de junho, e contou com diversas ações de orientação e lazer para comemorar o Dia do Pescador, cuja data é celebrada no dia 29 de junho. “Estamos muito felizes de poder finalizar essa grande semana de eventos aqui nesse local que nada mais é do que a casa do pescador. Temos hoje cadastrados na ‘Propescar’ 1.600 pescadores profissionais. Hoje é um dia de festa, de comemorar e também alinhar ações junto com nossos pescadores. O setor pesqueiro precisa disso, de união para lutarmos juntos pelos direitos dos pescadores – comentou o secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Wagner Junqueira.

As atividades ao longo da Semana do Pescador foram coordenadas pela Secretaria de Agricultura, Aquicultura Pesca do município, contando com a participação de órgãos do governo do estado, governo federal e iniciativa privada. As ações tiveram como foco a informação e a prestação de serviços como previdência social, seguro defeso, emissão de documentos e acolhimento aos pescadores. Angra dos Reis é um dos principais municípios pesqueiros do Brasil, movimentando a economia da cidade. Por conta disso, o trabalho voltado a homenagear e também orientar os pescadores do município sobre os direitos e benefícios concedidos a eles é tão importante.

“Esse evento para os pescadores é muito importante. É a valorização da classe e do setor pesqueiro. O poder público organizou essa festa e estamos muito felizes. Nesta semana muitas dúvidas foram esclarecidas e falamos sobre a carteira do pescador e da importância do cadastro e recadastramento dos pescadores. Essa parceria com a secretaria tem nos ajudado a fornecer mais orientações, assim como auxilia o setor, que é um dos mais importantes para a economia da cidade”, disse Wilson Reis, diretor da ‘Propescar’.

Deixe um Comentário