Aciap-BM inicia criação de Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura estadual e municipal

0

BARRA MANSA

A Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM) deu o primeiro passo essa semana para duas ações pioneiras no Estado do Rio. A entidade deu início à formação do CMEC Estadual (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), ligado à CACB (Confederação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro). Além disso, teve início também a formação do CMEC de Barra Mansa, sendo a primeira cidade do estado a criar tal organização.

A mobilização aconteceu durante o evento de Sensibilização do Programa Desenvolve Mulher Empreendedora, realizado no último dia 31 de janeiro, na sede da entidade. Estiveram presentes representantes de associações comerciais e mulheres de diferentes cidades além de Barra Mansa, tais como Volta Redonda, Resende, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Itaguaí, Maricá, Nova Iguaçu e Nova Friburgo.

Com o objetivo de fornecer negócios e iniciativas de mulheres empreendedoras no Brasil, a implantação dos conselhos tem ainda como meta contribuir para o aumento da representatividade do tema, melhoria do ambiente organizacional, mobilização do ecossistema de apoio, estímulo à geração de negócios e diversidade empresarial. A palestra e as atividades do evento de sensibilização, ministradas pela especialista em Desenvolvimento de Lideranças e Equipes, Paula Alexandrisky, tiveram o intuito de orientar e prestar esclarecimentos sobre a criação dos CMECs.

O presidente da Aciap-BM, Matheus Gattás, destacou a implantação do conselho como um grande marco para a Aciap-BM e para o desenvolvimento da economia da cidade.

– A criação desses conselhos é um passo importante não só aqui para nossa cidade, mas para todo nosso estado. Aqui em nossa Casa temos a característica de estar sempre pensando alguns passos à frente do desenvolvimento e dessa vez não foi diferente. Tivemos uma representatividade muito boa das associações do Estado do Rio no evento. Juntos, temos a força de interceder a favor do empresário, dando voz e soluções aos problemas que enfrentamos. Hoje, vocês estão vendo nascer aqui um importante marco para o Estado do Rio – afirmou Gattás.

Denyse Singulani, que é ex-presidente da entidade, membro do Conselho Superior da entidade, e atualmente é coordenadora do CMEC do Estado do Rio, falou sobre a criação dos conselhos e da necessidade da participação e do olhar feminino nas associações comerciais.

– Há algum tempo, formamos um grupo de mulheres em Barra Mansa, que está agora se transformando no Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do município. E conseguimos também reunir mulheres de outros municípios do Estado do Rio para fazer parte do CMEC estadual. Queremos levar mais mulheres para as associações comerciais, que estão abertas a esse olhar feminino, não importando o porte de sua empresa, todas as mulheres são bem-vindas – falou Denyse, frisando que a criação do CMEC será um marco para a cidade.

A iniciativa da Aciap-BM foi elogiada por representantes de associações comerciais de outras cidades. “Achei essa iniciativa da Aciap-BM espetacular, nós em Nova Friburgo, da Acianf, vamos levar pra lá esse modelo. As mulheres, por si só, têm o gene empreendedor dentro delas, nós precisamos de mais mulheres comandando, em gestão”, disse o vice-presidente da Associação Comercial, Industrial, Agrícola de Nova Friburgo (Acianf).

Mário Lopes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu, também comentou sobre a ação. “Fiquei muito feliz com o convite para estar participando na ACIAP-BM do lançamento do Conselho da Mulher Empreendedora, que é de extrema importância. Acho que todas as associações comerciais devem, sim, montar seus conselhos, em Nova Iguaçu estamos com a estrutura praticamente montada, foi uma força e uma ajuda o que aprendemos aqui”, afirmou ele.

Deixe um Comentário