Ação em Barra Mansa lembra hoje Dia Internacional de Violência contra a Mulher

0

BARRA MANSA

Será realizada nesta segunda-feira, 25, às 16 horas, na Praça da Matriz, uma ação para marcar os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência e o Dia Internacional de Violência contra a Mulher. A oficina Vida das Mulheres será realizada pela Associação Mulher, Cidadania, Ambiente e Economia Solidária, que convida entidades e público em geral para o evento. “Nossa associação possui 25 anos, a violência contra a mulher, tem sido uma das nossas principais bandeiras e sempre participamos dos 16 dias de ativismo. Estamos convidando os familiares das vítimas, as entidades de Barra Mansa e a população em geral a virem participar, pois a violência contra a mulher tem aumentado muito em nossa cidade”, informou a presidente da associação, Nilda Soares Barbosa.

Durante a oficina acontecerá também um momento inter-religioso onde serão lembrados os nomes das vítimas de Feminicídio. Segundo a conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e ex-prefeita e ex-deputada estadual, Inês Pandeló, a cada ano o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro apresenta o Dossiê Mulher com os registros relacionados a violência contra a mulher no estado e que infelizmente o índice continua alto. “A cultura da violência e do preconceito precisa ser extirpada do nosso meio, é necessário mais políticas públicas em defesa da vida das mulheres, infelizmente temos visto muitos retrocessos e o aumento da violência”, disse.

16 DIAS DE ATIVISMO

No Dia 25 de novembro de 1960, os corpos das ativistas Minerva Mirabal e suas irmãs Patria e Maria Teresa, e do motorista Rufino de la Cruz, foram encontradas mortas dentro de um jipe durante o regime do presidente Rafael Leónidas Trujillo (1930-1961) na República Dominicana. Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha internacional que inicia no dia 25 de novembro – Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização inicia no Dia da Consciência Negra – 20 de novembro.

 

Deixe um Comentário