Dia Nacional do Doador tem quase o dobro de voluntários em BM, mas coordenador chama atenção para doações permanecerem todo ano

0

BARRA MANSA

Nessa segunda-feira, 25, foi celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e, para marcar a data, o Hemonúcleo de Barra Mansa realizará durante toda a semana uma ação com o objetivo de aumentar o estoque, para atender as demandas de fim de ano, quando é registrado aumento nos índices de acidentes, por exemplo. O A VOZ DA CIDADE conversou com o coordenador do Hemonúcleo, Sérgio Murilo Conti, ontem, que explicou que só nesse primeiro dia, o número quase dobrou se comparado a dias normais, mas destaca a importância das doações permanecerem por todo o ano. “Além disso, ajuda não só os hospitais aqui de Barra Mansa, mas também de unidades de outros dois municípios da nossa região”, disse.

Segundo Sérgio, foram 39 doações nesta segunda-feira. Em média, em dias normais, são cerca de 20, o que da em média umas 400 no mês. “O dia de hoje (ontem) foi especial. Tivemos a presença de alguns heróis, como o Batman e o Capitão América, lanche diferenciado e entrega de camisas”, disse o coordenador. “Todo mundo ganhou esse último brinde. Em especial um doador que frequenta aqui há anos, que doa quatro vezes no ano, o Sr. Paulo, que vai completar 70 anos e, por ser idoso, vai deixar de ser um doador, seguindo a legislação. Temos um carinho muito grande por ele e tê-lo aqui nesse dia, também foi muito especial”, comentou Sérgio.

Questionados se existe ainda alguma resistência em doar, o coordenador do hemonúcleo explicou que infelizmente, ainda sim. “Têm pessoas que deixam de doar por mitos, como que engorda, vicia, pode passar doença. Não é nada disso. Doar sangue é vida e eu sempre digo o paciente precisa do doador. Fazer o bem ao próximo é uma das nossas missões”, citou Conti, dizendo que o sangue doado no hemonúcleo de Barra Mansa hoje abastece na cidade a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital da Mulher e o Santa Maria; além do Hospital Universitário de Vassouras (HUV) e o Hospital de Rio das Flores. “O sangue doado é essencial para os atendimentos de urgência, execução de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças variadas que necessitam de transfusão frequentemente”, lembra o coordenador.

NÚMERO PRECISA AUMENTAR

O coordenador lembra que os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o Brasil ainda precisa aumentar o número de doadores para chegar à média preconizada pelo órgão, que é fixada entre 3% e 5% em relação à população. Ele diz que, segundo o levantamento, a média de doações no Brasil é de 1,8% da população.

Em relação às doações no município, o coordenador comemora. “Tivemos um aumento de 11% no total de candidatos a doação em comparação ao mesmo período do ano passado. Para isso, preparamos uma singela homenagem aos doadores, oferecendo um lanche diferenciado, durante a semana”, informou Sérgio.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205 A, anexo à Santa Casa, no Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, com coleta de sangue das 7 às 11 horas.

PERFIL DOS NOSSOS DOADORES DE SANGUE

– Total de candidatos a doação – 5511

– Doadores pela primeira vez – 42%

– Doadores mais de uma vez – 58%

– Doadores do sexo masculino – 58%

– Doadores do sexo Feminino – 42%

– Doadores de reposição – 52%

– Doadores espontâneos – 48%

– Doadores aptos na triagem clínica – 83%

– Doadores inaptos na triagem clínica – 17%

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

– Estar em boas condições de saúde

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização)

– Pesar no mínimo 50 quilos

– Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas)

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)

– Apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Em Volta Redonda ação também é promovida para marcar a data

Em Volta Redonda, diversas pessoas foram doar – Divulgação

O Hemonúcleo de Volta Redonda também promoveu hoje diversas atividades para incentivar a doação de sangue. Um café da manha especial foi disponibilizado para quem fosse doar, além de um banner com uma pintura de asas para fotos. O número de doadores chegou a 70, muito acima da média, que é de 15. Eles também receberam uma camisa para marcar a data.

A coordenadora do Hemonúcleo, Rosimere Herdy Cardoso, faz um apelo para que a população doe e que empresas façam campanhas de incentivo. “Essas campanhas são fundamentais para que a gente consiga voluntários. Em determinadas épocas do ano, essas doações caem e as empresas nos ajudariam muito se promovessem a doação”, disse a coordenadora.

Ana Paula de Jesus, de 49 anos, moradora do bairro Aterrado, está fazendo aniversário nesta segunda e, como presente, pediu para que os amigos fossem doar sangue. “Criei um grupo chamado Amigos de Sangue e pedi para os meus amigos que eles viessem doar. Esse será o presente que cada um deles irá me dar. Meu objetivo é de celebrar a vida salvando outras. Estamos vivendo um momento em que as pessoas só pensam nelas mesmas e, então, achei que eu poderia fazer algo para ajudar o próximo. Chegar aqui e ver que eles vieram me fez muito feliz”, disse.

A comerciante Laudicéia José Augusto, de 43 anos, moradora do bairro Aero Clube, participou da campanha de aniversário. “Antes eu tinha muito medo. Agora estou vendo que não tem nada demais. A partir de agora, vou doar sempre que eu puder. Estou muito feliz em poder ajudar outras pessoas”, disse a comerciante.

 

Deixe um Comentário