Abadá Capoeira realiza cerimônia de batizado e troca de cordas para mais de mil capoeiristas

0

BARRA MANSA

Em celebração ao Dia da Capoeira, comemorado no último dia três, e em culminância da semana da capoeira, foi realizada na tarde deste sábado no Ilha Clube a cerimônia de batizado e troca cordas. A iniciativa é do grupo Abadá Capoeira. A Capoeira é reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Com o tema África, o evento contou com cerca de mil pessoas entre público e capoeiristas da Franca, Holanda, Estados Unidos, México, além dos brasileiros.

Um dos organizadores, o instrutor Coquinho, destaca a importância do esporte. “Capoeira é uma cultura genuinamente brasileira. É raiz, raça, resistência e luta. Nos dias atuais, é disciplina, obediência e social. É a criança que começa a ter as primeiras noções de disciplina, ao jovem para ser mais responsável e, para o adulto, se redescobrir”, ressalta.

Coquinho destaca que não há idade para a prática do esporte. “Temos alunos desde os quatro ao infinito. Não há idade, não há contra indicações. É só participar. Lembrando que menores de 18 anos não pagam pelas aulas”, cita.

As aulas são ministradas as terças e quintas no Ilha Clube a partir das 18h30min, as terças e quintas às 7 e às 19 horas na Estação das Artes, onde são realizadas rodas todas as sextas-feiras.

Presente no evento, a vice-prefeita, Fátima Lima, destaca a importância do evento para cidade. “O Abadá Capoeira presta relevantes serviços a nossa comunidade. É instrumento de educação, de crescimento pessoal, trazendo disciplina, além de ser uma arte riquíssima”, destaca.

De acordo com Riezer Caranguejeira, o evento contou com a presença do Mestre Camisa, que é fundador do Abadá Capoeira no Brasil. Ele ministrou dois dias de cursos para os capoeiristas.

 

Deixe um Comentário