Resende realiza atividades de conscientização da luta antimanicomial

0

RESENDE

A Secretaria de Saúde de Resende desenvolveu uma extensa programação alusiva à Semana da Luta Antimanicomial. As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira, dia 14, e terminam dia 22, com ação na indústria MAN Latin America. A proposta do governo municipal com as atividades nesta semana é mostrar ser possível tratar o usuário com transtorno mental e/ou aquele que faz uso abusivo de álcool e outras drogas, sem isolá-lo da sociedade em instituições psiquiátricas ou manicômios.

Nesta segunda-feira, dia 14, houve ação de conscientização nas instituições de ensino Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Colégio Estadual Antonina Ramos Freire (Alegria) e a Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade). Nesta terça-feira, 15, a programação prossegue com a ação de conscientização nas salas de espera das unidades de saúde: Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas (Nova Resende – região da Cidade Alegria); Nova Santa Casa de Misericórdia (Lavapés) e Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori (Jardim Jalisco).

O Colégio Municipal Getúlio Vargas recebe ação sobre a luta antimanicomial nesta terça-feira, dia 15

A programação da semana conta ainda com o Fórum da Rede de Atenção Psicossocial do Médio Paraíba, previsto para a quinta-feira, dia 17, das 10h às 17h, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), na Morada da Colina. O tema do encontro que terão a participação do professor-doutor, Eduardo Mourão Vasconcelos é ‘O desmonte da nova política de saúde mental, álcool e outras drogas’. Mourão é psicólogo especialista em Saúde Mental. São aguardados os representantes de 12 cidades da região.

AMPLIAÇÃO DA REDE

Segundo a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad), Alana Machado, Resende zerou as internações na Clínica Psiquiátrica Vale do Paraíba, localizada em Quatis. O governo aposta na estratégia de ressocialização das pessoas no próprio ambiente familiar.

O município conta atualmente com mais de 3.400 pessoas cadastradas no CAPS ad, sendo que 1.200 deste total são usuários ativos. “Estamos passando atualmente por um momento muito delicado na Saúde Mental, que é o desmonte da portaria que garante a manutenção e o bom funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial. Uma dessas mudanças é o maior investimento nos leitos para internação de longa duração, o que representa um retrocesso para os avanços que conseguimos até hoje”, afirma Alana.

PROGRAMAÇÃO 

A programação da Semana de Luta Antimanicomial realiza no dia 16 a conscientização nas salas de espera das unidades de saúde Policlínica da Cidade Alegria e Policlínica do Manejo. No dia 18, Dia da Luta Antimanicomial ocorrerá a caminhada com saída do CAPSi, situado na Rua Pandiá Calógeras, no Jardim Jalisco, às 9 horas. O percurso será pelo Jardim Jalisco, Centro e Campos Elíseos. Já no dia 22, às 10 horas, ocorrerá a ação de conscientização na montadora MAN Latin America, no polo industrial.

Deixe um Comentário