X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada

0

BARRA MANSA

Foi realizada nesta terça-feira, no Sest Senat, no bairro Barbará, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento, que começou às 9h30min e terminou às 17 horas, contou com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e teve como tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. Na ocasião foram definidos cinco nomes que serão responsáveis para representar o CMDCA de Barra Mansa na Conferência Estadual, ainda sem data marcada. São eles: Alysson Venâncio Firmino, representante dos adolescentes e Maiara dos Santos Pimentel, representante das crianças; Rosangela Nogueira da Silva, representante do Poder Público; Regina Lucia do Amaral Souza, da sociedade civil; e Vânia dos Santos Faria, conselheira tutelar.

O evento que acontece a cada dois anos, além de discutir e deliberar propostas para a conferência estadual, tem como principal objetivo o levantamento de dados e debates referentes às demandas de melhorias do município, no que diz respeito aos serviços de atendimento as crianças e adolescentes, permitindo que sejam identificadas as necessidades e definidas estratégias de atuação à população infanto-juvenil.

Segundo a vice-presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Elaine Flor Correa, a Conferência é de nível nacional, onde são discutidas políticas públicas, para serem levadas a nível federal e estadual, para que sejam constituídas as políticas de garantias a esse público. “Nessas conferências nós fazemos um chamado municipal, participam as secretarias, os técnicos que trabalham com crianças e adolescentes, a sociedade civil, e todo cidadão que queira participar. É uma forma da população participar do debate que busca a garantia do direito”, disse.

De acordo com a secretária de assistência social de Direitos Humanos, Ruth Coutinho, a oportunidade de discussão é um dos principais objetivos da conferência. “Em espaços como esses conseguimos repensar e refletir sobre os direitos do cidadão, para não deixar retroceder os avanços que já foram conquistados. É necessária a discussão e o debate para melhorar o que precisa ser melhorado, para que seja possível garantir cada vez mais os direitos infanto-juvenis”, afirmou.

VIII FÓRUM INTERSETORIAL DOS CONSELHOS DE DIREITO

Ocorrerá também no dia 30 deste mês, no Clube Municipal, no Centro, o VIII Fórum Intersetorial dos Conselhos de Direito de Barra Mansa. A coordenadora da Casa dos Conselhos, Silvia Maria Alves Ribeiro, conta que esse fórum é um chamamento de toda a sociedade civil, para integrar todas as políticas. “Todas as entidades irão realizar a inscrição para estarem pleiteando uma cadeira no conselho para discutir as políticas publicas e direitos direcionados a cada seguimento”, explicou.

 

 

Deixe um Comentário