Volta Redonda terá representante em pesquisa nacional sobre a democratização da cultura no país

0

VOLTA REDONDA
Volta Redonda terá uma representante na pesquisa pioneira sobre democratização da cultura no país, realizada pelo Ministério da Cultura. A pesquisa que promete compartilhar e aprimorar experiências e metodologias, é sem dúvida muito importante para todo o país, mas principalmente para Volta Redonda, ter as experiências e o olhar da cidade do aço nesse estudo fortalece muito a cultura e a força dos agentes culturais dentro da cidade e da região. A partir dessa pesquisa novas estatísticas e metodologias serão desenvolvidas e disponibilizadas para a aplicabilidade em projetos de agentes culturais de todo território nacional.
A diretora do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, é uma das selecionadas para participar da Pesquisa-Ação: Agentes Culturais Democráticos, uma iniciativa pioneira promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) em colaboração com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta pesquisa tem como objetivo principal promover a democratização e o fortalecimento da cultura no Brasil, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades para agentes culturais de todo o país.
De acordo com as informações divulgadas, o número de vagas para o programa foi aumentado em 20% para atender à alta demanda, totalizando 720 agentes culturais selecionados. Esses representantes provêm de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, refletindo uma abrangência nacional e diversificada.
DESTAQUE
Um destaque notável é que 23 estados conseguiram atender integralmente todas as demandas dos inscritos, preenchendo todas as vagas disponíveis. No entanto, alguns estados, como Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal, registraram um número maior de inscritos do que vagas disponíveis, o que exigiu um processo seletivo mais rigoroso baseado nos critérios previamente estabelecidos.
Essa iniciativa destaca o compromisso do Ministério da Cultura e da UFBA em promover a participação e a representatividade dos agentes culturais em todo o território brasileiro, visando fortalecer o setor cultural e ampliar o acesso à arte e à cultura para todos os cidadãos. Segundo Marinez Fernandes, essa iniciativa representa um passo importante nessa jornada rumo à construção de uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica. “Estou feliz e orgulhosa de participar desta grande pesquisa, a cultura sempre foi uma escolha de vida. Este trabalho colabora em muito no atual cenário brasileiro da cultura. O projeto tem o objetivo que sempre foi o que eu acredito, de produzir e compartilha experiência! Estimulando e aprimorando as ações culturais democráticas na atual conjunta de vida no país. O edital selecionou foram selecionados agentes culturais com ênfase em formação de gestões e agentes culturais que atuam em políticas públicas e com projetos da sociedade civil, que possam contribuir no fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura e nas políticas de formação cultural do Ministério da Cultura”, finalizou Marinez Fernandes.

 

Deixe um Comentário