a voz da cidade

Volta Redonda terá representante em pesquisa nacional sobre a democratização da cultura no país

Por Tânia Cruz
gripe 1500x230

VOLTA REDONDA
Volta Redonda terá uma representante na pesquisa pioneira sobre democratização da cultura no país, realizada pelo Ministério da Cultura. A pesquisa que promete compartilhar e aprimorar experiências e metodologias, é sem dúvida muito importante para todo o país, mas principalmente para Volta Redonda, ter as experiências e o olhar da cidade do aço nesse estudo fortalece muito a cultura e a força dos agentes culturais dentro da cidade e da região. A partir dessa pesquisa novas estatísticas e metodologias serão desenvolvidas e disponibilizadas para a aplicabilidade em projetos de agentes culturais de todo território nacional.
A diretora do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, é uma das selecionadas para participar da Pesquisa-Ação: Agentes Culturais Democráticos, uma iniciativa pioneira promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) em colaboração com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta pesquisa tem como objetivo principal promover a democratização e o fortalecimento da cultura no Brasil, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades para agentes culturais de todo o país.
De acordo com as informações divulgadas, o número de vagas para o programa foi aumentado em 20% para atender à alta demanda, totalizando 720 agentes culturais selecionados. Esses representantes provêm de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, refletindo uma abrangência nacional e diversificada.
DESTAQUE
Um destaque notável é que 23 estados conseguiram atender integralmente todas as demandas dos inscritos, preenchendo todas as vagas disponíveis. No entanto, alguns estados, como Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal, registraram um número maior de inscritos do que vagas disponíveis, o que exigiu um processo seletivo mais rigoroso baseado nos critérios previamente estabelecidos.
Essa iniciativa destaca o compromisso do Ministério da Cultura e da UFBA em promover a participação e a representatividade dos agentes culturais em todo o território brasileiro, visando fortalecer o setor cultural e ampliar o acesso à arte e à cultura para todos os cidadãos. Segundo Marinez Fernandes, essa iniciativa representa um passo importante nessa jornada rumo à construção de uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica. “Estou feliz e orgulhosa de participar desta grande pesquisa, a cultura sempre foi uma escolha de vida. Este trabalho colabora em muito no atual cenário brasileiro da cultura. O projeto tem o objetivo que sempre foi o que eu acredito, de produzir e compartilha experiência! Estimulando e aprimorando as ações culturais democráticas na atual conjunta de vida no país. O edital selecionou foram selecionados agentes culturais com ênfase em formação de gestões e agentes culturais que atuam em políticas públicas e com projetos da sociedade civil, que possam contribuir no fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura e nas políticas de formação cultural do Ministério da Cultura”, finalizou Marinez Fernandes.


 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos