Volta Redonda é representada no Encontro Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras em São Paulo

0

VOLTA REDONDA
O Encontro Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras, realizado no último fim de semana, em São Paulo, teve representação de Volta Redonda com 12 jovens. O evento, que contou com a participação de cerca de 50 representantes das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, foi organizada pela Juventude Operária Cristã (JOC).
De acordo com um dos membros do grupo de Volta Redonda, o psicólogo Lucas Gonçalves, de 26 anos, alguns dos jovens participantes trabalham e estudam e outros somente trabalham ou estão estudando e procurando trabalho. Lucas informou ao A VOZ DA CIDADE que o encontro aconteceu nas proximidades da sede nacional do movimento e teve como principal objetivo promover um olhar desses jovens sobre a realidade que eles enfrentam para trabalhar e estudar, além de promover ainda o intercâmbio sobre as ações que eles desenvolvem para melhorar essas condições.
O psicólogo explicou ainda que foi o primeiro encontro do ano e presencial realizado pela JOC Brasileira após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Divulgou também que outro evento será realizado ainda este ano, sobre outros temas, mas sem data e local anunciados. Lembrou ainda que trata-se de um evento social internacional que surgiu na Bélgica a partir de experiências desenvolvidas por membros da Igreja Católica.
JOVENS EM GERAL PODEM PARTICIPAR DO MOVIMENTO
Disse que, no Brasil não é apenas jovens católicos que participam. Garantiu que é um movimento independente e que não abrange apenas jovens católicos, mas de uma forma geral. São jovens trabalhadores que se reúnem para discutir questões referentes ao trabalho e a educação a partir das perspectivas dos próprios jovens. “Discutimos o panorama de vida de forma geral da juventude a partir das suas experiências cotidianas e assim pensar trabalho e educação a partir dos próprios”, contou.
Lucas frisou ainda que esse evento serviu para os participantes poderem compartilhar e conhecerem as experiências que estão sendo desenvolvidas no país de forma geral. “O movimento está distribuído em núcleos em várias cidades do Brasil e nesse encontro, foram reunidos jovens trabalhadores e trabalhadoras de três regiões do Brasil que compartilharam um pouco das experiências que cada um tem a partir das realidades individuais de cada cidade das regiões representadas para tentarem tratar soluções conjuntas”, com concluiu Lucas.

 

Deixe um Comentário