Vice-prefeita faz homenagem no Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha

0

BARRA MANSA

Uma homenagem pelo Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha foi realizada pela vice-prefeita Fátima Lima, nesta quarta-feira. Cinco mulheres negras que se destacaram na sociedade barra-mansense em diversos setores foram homenageadas: a estudante de odontologia Aretha Christine, a cabeleireira Rosângela Campos, a auxiliar de serviços gerais Jéssica Domício, a empreendedora Adriana Zeferino, a lojista Elaine Barbosa e a artesã Aline Cristina.

A vice-prefeita afirmou que o dia não é apenas para comemoração, mas para reflexão sobre os próximos passos para avançar no tema com o intuito de intuito de fortalecer as organizações voltadas às mulheres negras trazendo mais visibilidade para o grupo. “É um dia de pararmos e refletirmos de onde viemos, onde estamos e para onde queremos ir. A diminuição do racismo e preconceito não é rápida, mas é preciso se empoderar, conquistar o poder de fala para que outras mulheres negras conquistem o espaço”, disse.

O fato de Fátima, que é negra, estar com vice-prefeita, para ela, mexe com a autoestima da cidade, principalmente das pessoas negras que se veem representadas. “Quero representar todas as pessoas que confiaram em mim esse cargo. Exercê-lo com dignidade e participar ativamente do processo de reconstrução de políticas públicas. O prefeito Rodrigo Drable tem sido um grande apoiador nesse quesito e acredito que juntos podemos fazer a diferença”, disse.

As homenageadas disseram ter ficado honradas com a ação. Aretha Christine é estudante de odontologia, é formada em Recursos Humanos. “Fico feliz e realizada por estar concluindo uma formação que sempre sonhei. Espero que a minha história influencie outras meninas e meninos negros que sonham em concluir a faculdade”, diz Aretha que se formará dentro de seis meses.  Outra homenageada, Rosângela Campos é cabeleireira e é empreendedora há mais de 30 anos. “Tive que começar na marra, porque não existiam cursos ou especializações e hoje ter conquistado com o fruto do meu trabalho é uma satisfação enorme”, afirmou, destacando que 70% das suas clientes são mulheres negras.

Já a auxiliar de serviços gerais Jéssica Domício trabalha há cinco anos na área na prefeitura de Barra Mansa e conta que está se preparando para outros ares. Ela está fazendo um curso de análises clínicas e conclui em outubro deste ano. “Ser homenageada no Dia da Mulher Negra mostra que com garra, determinação e oportunidade é possível”, declarou. Outra homenageada também é empreendedora. Adriana Zeferino é do ramo de lingerie e sex shop. Ela trabalhava antes como empilhadeirista em uma multinacional, setor predominantemente masculino, mas resolveu arriscar e ser dona do seu negócio.

“A gente precisa entrar em campo e ir à luta para termos visibilidade. Estarmos envolvidas e presentes para que nossas vozes sejam escutadas”, disse outra homenageada, a lojista e personal stylist Elaine Barbosa. Aline Cristina também recebeu a homenagem. Ela é artesã e confecciona bonecas africanas. Ela viu como um presente o reconhecimento no dia de ontem.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, participou do evento.

Deixe um Comentário