Vereadores serão empossados em cerimônia restrita em Itatiaia

0

ITATIAIA

Os onze vereadores eleitos em novembro para o quadriênio 2021/2024 serão empossados nesta sexta-feira, dia 01. A sessão solene de posse acontece às 19 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores localizada no Centro da cidade. Este ano, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a tradicional sessão solene de posse não será aberta ao público. Será permitida apenas a entrada dos vereadores, familiares e os servidores municipais que vão trabalhar na cerimônia de posse.

A população poderá acompanhar a solenidade de posse, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo, divulgada através do Facebook da Câmara de Vereadores de Itatiaia, bem como, pela Rádio Itatiaia 87,9 FM no site itatiaiafm.com e também transmitida pela Rádio e TV Penedo no endereço www.tvpenedo.com.br  e link para visualização, em sistema de live, em suas redes sociais, no perfil facebook.com/tvpenedo e na fan Page

facebook.com/radiotvpenedo

Os vereadores eleitos em Itatiaia são: Alexandre dos Santos Campos, Bruno Guimarães Diniz e Cristian de Carvalho Soares, todos do Solidariedade; Eduardo de Almeida Pereira e Imberê Moreira Alves, ambos do PRTB; João Marcio Albino Silva e Silvano Rodrigues da Silva, ambos do PSC; Marcos Vinicius Campos Leal e Thiago Rodrigues Moreira, ambos do DEM; Joel de Melo (PTB) e Vander Leite Gomes (PP).

A posse dos vereadores será concorrida. O motivo é que o novo presidente da Mesa Diretora que será eleito no dia da posse, assumirá interinamente a chefia da prefeitura por alguns meses, uma vez que a Justiça determinou que seja realizada uma nova eleição no município. A determinação foi anunciada no último dia 15, quando a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve o indeferimento da candidatura do atual prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PSC). Foram seis votos pelo indeferimento e um contra. Apenas o ministro Tarcísio Vieira votou a favor de Dudu. Com a decisão, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá marcar a data da nova eleição. Enquanto isso não acontece, a cidade será governada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores.

ENTENDA O CASO

O indeferimento da candidatura de Dudu foi solicitada pelo Ministério Público Eleitoral e pelo PTB. O juízo de Itatiaia aceitou o pedido, mas o então candidato conseguiu reverter no TRE. O caso parou no TSE, pois tanto o MP quanto o partido que ficou em segundo colocado nas eleições deste ano, encabeçado por Irineu Nogueira, ingressaram no órgão em Brasília.
O argumento para o indeferimento é que Dudu, atual prefeito de Itatiaia, ingressaria, se eleito fosse, o que aconteceu, em seu terceiro mandato consecutivo. Isso porque, ele assumiu a prefeitura em julho de 2016, como presidente da câmara interino, depois do então prefeito Luiz Carlos Ypê ter sido cassado. Disputou a eleição em outubro do mesmo ano, venceu, o que no entendimento do Ministério Público Eleitoral, do PTB e do juiz eleitoral de Itatiaia, seria então seu segundo mandato. Nas eleições de novembro deste ano, Dudu venceu por 44,37% dos votos, contra 29,52% de Irineu Nogueira.

Deixe um Comentário