Vereador propõe que Prefeitura de Resende faça levantamento da circulação de turistas na Serrinha do Alambari

0

RESENDE

O vereador Nélson da Silveira Diniz, o Nelsinho Diniz (União Brasil) teve indicação aprovado pelo Plenário, propondo ao Poder executivo que faça um levantamento da quantidade de pessoas e veículos que chegam a Serrinha do Alambari, na região serrana do município, durante os fins de semana e feriados. Após a coleta de dados, o objetivo é fazer um planejamento de ações para definir alocações de recursos para a Serrinha, um dos principais destinos turísticos do município.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é orientar a tomada de decisão do poder público e da comunidade. “No setor de turismo, pesquisas e estudos em geral são fundamentais para traçar estratégias de atuação, justificar ações e elaborar planejamentos de curto, médio e longo prazo, visando ao aumento do bem-estar de moradores e visitantes”, argumenta Nelsinho. O parlamentar menciona, ainda, que o levantamento será decisivo para a melhor alocação de recursos.

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari está situada na Serra da Mantiqueira, a oeste da estrada para Visconde de Mauá (RJ-163). Ela abrange as comunidades da Serrinha e da Capelinha, protegendo a parte alta das microbacias dos Rios Alambari e Pirapitinga. Está localizada na Região das Agulhas Negras e é admirada por sua paisagem montanhosa e belas cachoeiras de águas frias e cristalinas, além de ser considerada uma importante Estância Climática do estado do Rio de Janeiro.

Com paisagem montanhosa e cachoeiras de águas cristalinas, a Serrinha do Alambari fica situada a 14 km do centro de Resende e a 22km de Visconde de Mauá. A localidade é conhecida pela vocação para o ecoturismo, atraindo fãs de camping, trilhas, esportes ao ar livre e turismo de aventura. Juntamente com a Capelinha, a Serrinha do Alambari forma uma Área de Proteção Ambiental (APA) que abrange a parte alta das microbacias dos Rios Alambari e Pirapitinga.

SINALIZAÇÃO E FAIXAS ELEVADAS NA SERRINHA

O vereador Nelsinho solicitou à Prefeitura que seja feito estudo de viabilidade visando a sinalização horizontal e vertical de trânsito, além da construção de faixas elevadas de pedestres, após o calçamento da estrada Joaquim Criminal, na Serrinha do Alambari. Ele justificou o pedido lembrando que com a futura pavimentação com bloquetes em toda a extensão da estrada será necessário que seja feita a sinalização viária daquela via expressa para informar e orientar os usuários. “O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres e tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias com mensagens imperativas, estabelecendo aos usuários das vias que o desrespeito a elas constitui infração. Por outro lado, as faixas elevadas servem para auxiliar os pedestres ao atravessarem em uma determinada via, sem a necessidade de mudar o nível da calçada em que a pessoa se encontra, o que facilita a mobilidade de quem tem restrições físicas e utilizam cadeira de rodas, crianças e idosos, por exemplo”, explica o parlamentar.

Deixe um Comentário