Vereador pede o retorno das aulas de Zumba e Ginástica Funcional para o bairro Fazenda da Barra I

0

RESENDE

O retorno das aulas gratuitas de Zumba e de Ginástica Funcional no bairro Fazenda da Barra I foi solicitada a prefeitura pelo vereador José Antônio Nogueira, o Zé Antônio (Patriota).

Segundo o vereador Zé Antônio, a demanda por esse tipo de serviço no bairro e o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 justificam o pedido. “A prática de atividade física é essencial para a boa saúde física e mental deve ser incentivada pelo Poder Público. As aulas de zumba e ginástica funcional são também oportunidades de convívio social”, disse o parlamentar.

Zé Antônio também pediu que o Poder Executivo faça um estudo de viabilidade para a instalação de uma Academia da Terceira Idade na praça da Rua Projetada, no bairro Liberdade. “O local já é utilizado por muitos moradores em busca de lazer e entretenimento e a instalação de uma academia desse tipo tornaria a praça ainda melhor aproveitada”, aponta o vereador. Ele ainda destaca que o estímulo às atividades físicas é uma importante forma de prevenção de uma série de doenças. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no mínimo,150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes”, salienta.

Estatísticas da OMS dão conta de que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam exercícios físicos o suficiente. Globalmente, estima-se que isso custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade. A entidade ressalta que a atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como para reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar o cérebro.