Vereador cobra cumprimento da lei que institui o Menor Aprendiz em Itatiaia

0

ITATIAIA

O vereador Thiago Rodrigues Moreira, o Thiaguinho (DEM) cobrou do Poder Executivo o cumprimento da Lei N.º 877 de 13 de abril de 2018, que institui o “Menor Aprendiz” no município. O parlamentar teve indicação aprovada no Plenário, solicitando que a Lei se faça valer na cidade.

Segundo o vereador Thiaguinho, o projeto é amparado pela Lei de Aprendizagem que tem como objetivo capacitar tecnicamente os jovens para o mercado de trabalho, por meio de parceria com as empresas de grande e médio porte. “ Nesse projeto o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e, através das leis, têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, além de ser necessário prosseguir com os estudos”, disse o vereador que começou a trabalhar aos 14 anos, na Guarda Mirim, que na época dava acesso aos jovens iniciar no mercado do trabalho. “Comecei a trabalhar no setor de telefonia da Câmara de Vereadores, onde fiquei por quatro anos. Em seguida, fui trabalhar no gabinete o então vereador Eduardo Guedes, o Dudu, em seu segundo mandato como assessor Legislativo e em seguida como chefe de Gabinete quando foi prefeito. Só parei de trabalhar no setor público quando fui candidato a vereador”, disse o vereador.

O parlamentar destacou que o motivo principal para a contratação de aprendizes está no aspecto significativo de inserir os jovens iniciantes no mercado de trabalho. “Esta Lei possibilitar que os jovens ingressem em seu primeiro emprego. É uma oportunidade de gerar transformação social ao jovem e à sua família por meio da geração de renda e de sua evolução como futuro profissional”, ressaltou Thiaguinho informando que segundo a Lei da Aprendizagem, empresas de médio e grande porte devem assegurar a contratação de, no mínimo 5% e no máximo 15% das vagas que exijam apenas formação profissional. “Ao ser contratado por uma destas empresas, o jovem é preparado por meio de aulas teóricas e práticas concomitantemente às atividades desenvolvidas na empresa”, informou o vereador.

Deixe um Comentário