Vem aí a 20ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio

0

Acontece neste domingo à primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio e é usada como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Nesta edição, o Enem completa 20 anos de existência, segundo o Ministério da Educação (MEC), 5.513.662 participantes estão aptos para fazer as provas de quatro e 11 de novembro.

Pensando em auxiliar os alunos que vão prestar o exame, o A VOZ DA CIDADE preparou um conteúdo especial sobre a prova. A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

De acordo com o Secretário de educação de Barra Mansa, Vantoil de Souza, o Enem é de grande importância para a educação. “O Exame representa a democratização do ensino superior no Brasil, possibilitando o ingresso às universidades e institutos federais de todo o país, sem distinção da região onde reside. A prova é uma importante porta de entrada nas universidades e faculdades privadas, onde os alunos podem concorrer a bolsas de estudos integrais e parciais nos cursos de graduação”, destaca.

Qualquer pessoa que quiser fazer o Enem pode participar do exame; estudantes que ainda não estiverem no 3º ano do Ensino Médio e quiserem conhecer o exame, podem prestá-lo como treineiros, sem que a nota possa ser usada nos programas do governo. Além disso, o Enem também pode ser feito por pessoas privadas de liberdade, que estejam cumprindo algum tipo de pena. Para esses casos, existe um edital próprio. O Enem também realiza atendimentos especiais para estudantes que estiverem amamentando ou forem gestantes. Nesse caso, é preciso, no ato da inscrição, informar a opção lactante ou gestante.

AS PROVAS

Além da Redação, o exame conta com 180 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, 4 de novembro, são as provas de linguagens, ciências humanas e redação; são cinco horas e trinta minutos de duração. A redação é um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural).

No segundo dia, 11 de novembro, é a vez de ciências da natureza, que compreende as disciplinas de química, física e biologia, além de matemática. São cinco horas de duração.

É importante lembrar que o horário de verão estará vigente neste dia, domingo. Os portões serão abertos ao meio dia, horário de Brasília, e fechados às 13 horas. Ninguém pode entrar depois do fechamento dos portões. Os resultados serão divulgados no dia 18 de janeiro de 2019, na Página do Participante e no aplicativo Enem 2018. Já o resultado dos treineiros são divulgados 60 dias depois da divulgação dos resultados finais.

A PREPARAÇÃO

A coordenadora pedagógica do Colégio Amparo, Valéria Balbi, destaca a democratização do acesso à educação superior através do exame. “É um processo unificado, igualitário para o acesso ao ensino superior, oportunizando a quem não tem condições financeiras o acesso a universidades públicas e particulares. Nossos alunos são preparados desde o 1º ano para o Enem. São aulas interdisciplinares, simulados, monitoria, agenda de estudos, aplicativos; buscamos diversas formas de auxiliar os nossos alunos e prepará-los para esse momento importante da vida deles”, destaca a coordenadora, para ela, a rotina de estudos desde o início do Ensino Médio proporciona mais tranquilidade para o momento da prova.

Valéria Balbi, destaca a democratização do acesso à educação superior através do exame – Foto: Fábio Guimas

Outro ponto trabalhado pela escola é o emocional. “Nós temos momentos de relaxamento, trabalhamos com o Heiki, temos um coach que trabalha a autoestima, hoje vamos para um sitio e eles vão relaxar. Ainda damos dicas de alimentação e sobre o que pode levar no dia da prova”, citou, informando que aproximadamente 100 alunos da instituição irão prestar o exame.

A aluna Ana Luiza Ferreira, 17 anos é uma das que vão participar do Exame e ainda está em dúvida entre História e Química. “Estou nervosa, mas acredito em bons resultados. A escola exerce um papel importante foram aulas dinâmicas, dicas importantes, apoio na saúde mental, além da relação de amizade entre professores e alunos. Eu estudava por conta própria e estava perdida e sem foco. Mas seguindo o cronograma da escola fiquei mais tranquila. Que venha a prova”, comemora.

Ana Luiza Ferreira, ainda está em dúvida entre História e Química – Foto: Fábio Guimas

Também com 17 anos, Sarah Couto já decidiu pela carreira da psicologia. “Confesso que estou insegura e já chorei, mas tive uma boa preparação e sei que vai dar tudo certo, é importante saber lidar com as emoções. Venho estudando desde o primeiro ano, ano passado fiz a prova como treineira e sei onde tenho que melhorar”, contou.

Sarah Couto decidiu pela carreira da psicologia – Foto: Fábio Guimas

psicólogo aconselha

O psicólogo Renan M. Souza, destaca a importância de se estudar até a véspera da prova e preparar um pequeno resumo de tópicos para ler no dia da prova pela manhã, dando uma ajuda para a memória. “É comum escutarmos professores dizendo que nos últimos dois dias é para relaxar e não estudar, que isso ajudaria a combater a ansiedade. Mas o efeito real é o contrário do esperado, aumenta a tensão e a expectativa e dá a sensação de estar perdendo tempo. Ao estudar até o final aumentamos a auto confiança, isso reduz a ansiedade e também ocupa a nossa mente e nosso tempo com algo realmente útil, porque este conteúdo estudado no último dia pode realmente cair na prova”, citou.

Já para aumentar o foco nos estudos e na hora da prova, Renan aconselha dar um tempo dos equipamentos eletrônicos. “A dica auxilia a relaxar e a dormir melhor. É importante evitar ficar tempo demais envolvido com TV ou celular que hiperestimula os órgãos dos sentidos e atrapalha a ter foco na leitura e interpretação de textos. Importante também influenciar o ritmo dos pensamentos através do controle consciente respiração: respirar pausadamente e voluntariamente durante dez vezes seguidas”, aconselha.

O que levar no dia da prova

  • Documentos válidos

Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;

Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;

Novidade: Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal

Carteira de Registro Nacional Migratório;

Novidade: Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;

Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;

Carteira de Trabalho e Previdência Social;

Certificado de Dispensa de Incorporação;

Certificado de Reservista;

Passaporte;

Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;

Identidade funcional.

  • Obrigatório

Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;

Cartão de Confirmação de Inscrição;

Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala (caso precise do documento).

  • Proibido

Borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes); fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros; manuais.

  • Alimentação

No site do Enem, a dica é consumir alimentos leves e o que o aluno já esteja acostumado a comer. No dia da prova, o aluno pode levar o seu lanche.

  • Antecedência

Para isso, pesquise o local com antecedência — se possível, visite-o antes da prova, verifique o meio de transporte mais adequado e saiba quanto tempo você vai gastar para chegar até lá.

Analise o itinerário e atente-se ao fato de que muitas outras pessoas também estarão na mesma situação. Portanto, quanto mais cedo o aluno conseguir chegar, melhor, para garantir que você não se transforme em um meme da internet por ter chegado com os portões fechados.

Deixe um Comentário