Várias atividades vão marcar a campanha ‘Maio Amarelo’ em Resende

0

RESENDE

Várias atividades vão marcar a campanha ‘Maio Amarelo 2019’ que serão desenvolvidas a partir desta quinta-feira, dia 9, e segue até o próximo dia 24. As atividades são organizadas pela prefeitura por meio da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), ligada à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran), com o apoio da Guarda Civil Municipal. A programação envolve a participação de alunos da rede pública municipal de ensino e dos Institutos Nissan e Ver e Viver – braços sociais da montadora Nissan e da fabricante de lentes Essilor, respectivamente.

Este ano, o tema da campanha é “No trânsito, o sentido é a vida”, que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e recomendado pela Resolução nº 771, de 28 de fevereiro de 2019. O mote sugerido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária também é de conhecimento da Associação Nacional de Detrans (AND).

Segundo a coordenadora do DET, Ana Lúcia Abranches, a proposta da sexta edição do “Maio Amarelo” pelo Observatório, reforçando sobre a importância da conscientização no trânsito da cidade. “A intenção desta edição é que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança que, com sua ingenuidade e falta de experiência diante da vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros”, disse a coordenadora, destacando que a campanha surgiu a partir da inspiração nos cinco sentidos humanos, em alusão à sinalização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Uma seta no carro da frente, por exemplo, indica a direção que o motorista pretende seguir. Já um cidadão com a mão estirada na faixa de pedestre significa o sentido que ele quer efetuar a travessia. Mas acabamos esquecendo um sentido muito importante: a audição. Precisamos recomeçar e escutar os conselhos de uma criança, que é inocente e, com a sua pureza, consegue saber melhor o que é correto e o que não é. Assim como no ano passado, a temática propõe uma participação direta da sociedade nas ações, além de reflexão sobre um novo olhar para a questão da mobilidade”, salientou.

Ana Lúcia acrescentou que a mobilização é para todos. “O estímulo não é somente para os condutores de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, mas também aos pedestres e passageiros, que devem optar por um trânsito mais seguro. O Observatório costuma dizer que os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. A maioria dos acidentes, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo, é causada por falhas do homem, tais como: imperícia, imprudência e desatenção”, disse, lembrando que o trânsito é de responsabilidade de todos.

PROGRAMAÇÃO

No dia 9 deste mês, haverá palestra para os alunos do projeto Guarda Aprendiz, em parceira com o Instituto Nissan. O evento, que abordará o assunto “Mobilidade Urbana e Meio Ambiente”, será promovido na sede da Guarda Municipal, no bairro Liberdade, entre 8 e 13 horas.

Já no próximo dia 11, será a abertura oficial do ‘Maio Amarelo 2019’, com a entrega dos óculos do projeto “Como Você Vê o Mundo”, realizada pelos Institutos Nissan e Ver e Viver. A ação será às 9h, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Parque das Águas, no Jardim Jalisco.

No dia 13, às 9 horas, os alunos da Creche Municipal Sandra Maria Ferreira Cotrim (Baixada da Olaria) vão participar do minicircuito sobre regras de trânsito, na Cidade do Trânsito localizada no Parque Tobogã, no bairro Vila Julieta, conhecido como Alvorada.

Enquanto que no dia 17, às 8 horas, terá palestra relacionada à campanha para estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Engenheiro Passos, no distrito de Engenheiro Passos.

No dia 20, às 9 horas, será a vez dos alunos dos projetos Formare das empresas DHL e P&G, que vão assistir a uma palestra. A ministração será na sede da DHL, no Km 316 da Rodovia Presidente Dutra, altura de Itatiaia.

Já no dia 22, às 9 horas, haverá minicircuito sobre regras do CTB, destinado aos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), na Cidade do Trânsito.

O cronograma será encerrado no dia 24, com uma ação de panfletagem no entorno da Escola Municipal Augusto de Carvalho, em Engenheiro Passos, com a participação de alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A atividade está prevista para começar às 9 horas.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !