Vale do Café Negócios acontece amanhã de forma totalmente online

0

VASSOURAS

Organizada pelo Convention & Visitors Bureau, a primeira rodada de negócios virtual do Vale do Café acontece hoje. O Vale do Café Negócios tem o objetivo de promover os negócios consolidados na região e apresentar as oportunidades para empreender e investir nos 15 municípios que constituem o Vale do Paraíba do Sul Fluminense.

Totalmente voltado para empresários locais, investidores e potenciais empreendedores que desejam conhecer mais sobre a região, o evento será transmitido pela plataforma sympla (https://www.sympla.com.br/vale-do-cafe-negocios__1138244) das 11 às 19 horas.

O evento contará com uma área de conteúdos destinados aos associados e parceiros do Vale do Café Convention & Visitors Bureau e uma outra destinada a networking, uma espécie de rodada de negócios com direito à troca de cartões e apresentações.  Entre os participantes: Paulo Roberto dos Santos, produtor de um café premiado e cultivado na Fazenda Florença, em Valença; Mozart Valle Neto, consultor em agronegócios, e os empresários Simone Tostes e Renato Urbinder, da empresa Aonde Casar.

Além do evento, o Vale do Café Convention & Visitors Bureau lançou o site www.valedocafeturismo.com, que tem as mais diversas informações sobre a região e as inúmeras experiências que ela oferece. O site de turismo faz parte do reposicionamento da região no cenário turístico nacional e internacional.

Região economicamente pulsante

Além das vocações turísticas, o Vale do Café tem um forte potencial econômico. A região é cercada pela Mata Atlântica chegou a produzir, no século XIX, 75% do café consumido no mundo garantindo ao Brasil a liderança mundial na produção e exportação de café, a segunda bebida mais consumida no mundo. Há mais de 20 anos o Vale do Café promove ações de reflorestamento e existem projetos de agroflorestas em diversas fazendas históricas.

No Vale do Café, que é considerado o berço da cafeicultura brasileira, é possível encontrar cafés especiais, de qualidade e premiados. Os cafés especiais estão na 3ª onda no Brasil e no mundo inteiro. Os visitantes podem saborear o refinado Coffea Arábica, uma espécie de café natural da Arábia ou da Etiópia e supostamente uma das primeiras espécies de café a ser cultivada no mundo, em diversos varietais como: Bourbon, Catuaí, Acaiá, Catucai, Mundo Novo, Acauã Novo, entre outros. Também são produzidos na região cafés da espécie Coffea Canephora, na variedade Robusta. Originário das planícies do leste africano, o café Robusta é utilizado para os produtos solúveis, tem mais cafeína, menos sabor e um aroma mais forte do que do café Arábica. 

Hoje a cultura e a natureza exuberante da região emolduram infinitas oportunidades de negócios nos 15 municípios que fazem parte da região. A cidade de Paty do Alferes tem em sua principal vocação o turismo rural e é considerada o berço do cavalo manga-larga. No Vale do Café, são produzidos queijos artesanais, chocolates, doces caseiros, tortas, bolos, pães, palmito, águas minerais e uma enorme variedade de produtos orgânicos. As bebidas artesanais (cervejas especiais, cachaças, kombuchas, gin, licores, chás de esmeralda…) são um dos pontos fortes e um dos maiores atrativos da região. Um dos destaques são as cachaças premiadas internacionalmente e seus alambiques históricos.

 

 

Deixe um Comentário