Vacinação contra a gripe, em Barra Mansa, será disponibilizada até o próximo dia 15

0

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe, até o dia 15 deste mês. A campanha terminaria ontem e foi prorrogada por conta dos efeitos da paralisação dos caminhoneiros, que gerou em muitos locais a falta de combustíveis e a redução da frota do transporte público. As vacinas em Barra Mansa, segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, continuarão a ser disponibilizadas a partir desta segunda-feira, em todas as Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, Centro do Idoso e nas Sirenes.

O horário de atendimento segue de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A meta inicial de imunização de 55% do público alvo, cerca de 50 mil pessoas, foi cumprida. As informações foram divulgadas pelo Setor de Imunização da Secretaria de Saúde. A indicação da vacina permanece para pessoas idosas, crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas (com prescrição médica), professores das redes pública e privada de ensino, população carcerária e funcionários de instituição prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A coordenadora do Setor de Imunização, Marlene Fialho, disse que a importância da campanha está na redução das internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe, conforme explica Marlene Fialho, coordenadora do setor. “A vacina contra a influenza protege contra os três tipos mais prevalentes nos últimos anos: H1N1, H3N2 e influenza B. A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente 12 meses, motivo pelo qual é realizada anualmente”, destaca Marlene.

Deixe um Comentário