UM DIA COM A CANDIDATA – Selma Álamo defende o Orçamento Participativo para governar Resende

0

RESENDE

Nem a chuva que insistiu em cair durante todo o dia desta sexta-feira, 30, atrapalhou a candidata à prefeita, Selma Álamo e a sua vice-prefeita, a professora Cláudia Luísa, ambas do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Elas caminharam pela região da Grande Alegria, que engloba mais de 20 bairros. As candidatas “chapa pura” – que não fez coligação, cujo slogan é “Para ser bom de verdade, tem que ser bom para todos” e militantes panfletaram pelos bairros Cidade Alegria, Baixada da Olaria e Morada do Contorno. No início da noite, a candidata cumpriu agenda em Barra Mansa, onde participou da Live da Voz – Eleições 2020, onde pôde falar um pouco de suas propostas para Resende.

Durante a caminhada e panfletagem no bairro Cidade Alegria, Selma Álamo e a professora Cláudia Luísa falaram de suas propostas de governo para Resende e para o bairro que é considerado o maior conjunto habitacional do município.

A candidata ao Executivo disse que sua gestão será voltada para o povo com dignidade, respeito e transparência. “Queremos governar para o povo com dignidade, respeito e transparência. Esse é o nosso lema e, assim deve proceder à política em todos os ramos. Isso se faz através do portal da prefeitura com todas as informações distintas e ampla divulgação do processo de licitação. Por isso, queremos ter um canal de diálogo direto com a comunidade”, disse Selma, defendendo que não tem o vício da velha política. “Política de promessas, acordos com partidos e com contratações de cargos comissionados (CCs). Não temos nenhum vínculo com os velhos coronéis da política local. Somos uma candidatura que se estrutura exclusivamente da adesão popular a nossas propostas. Fundamentalmente não somos polarização, como se a cidade tivesse de ser refundada a cada quatro anos. Nossa gestão será marcada por instituir políticas públicas de qualidade e ao mesmo tempo mantendo melhorar o que de bom foi na outra gestão, independente de quem foi o autor da boa ideia”, defendeu.

Selma também contou que quer implantar o Orçamento Participativo em seu governo. “O Orçamento Participativo é um processo de democratização direta, voluntária e universal, onde a população pode diretamente decidir sobre o orçamento e as políticas públicas. O cidadão não encerra sua participação no ato de votar na escolha do seu parlamento ou do seu Executivo. Vai muito além disso, decidindo e controlando o a gestão pública. O cidadão deixa de ser um simples coadjuvante da política tradicional onde participa apenas votando de quatro em quatro anos para ser protagonista permanente da gestão pública”, avaliou a candidata.

Foto: Fábio Guimas

CIDADE ALEGRIA, BAIXADA DA OLARIA E MORADA DO CONTORNO

Para o bairro Cidade Alegria, a candidata disse que já está estudando com engenheiros o fechamento do canal que corta todo o logradouro.  “Nossa proposta é o fechamento do canal. A medida visa melhorar o meio ambiente, acabar com o problema de saúde que acarreta o canal a céu aberto, proporcionar lazer e gerar renda no bairro. Com o canal fechado, vamos implantar uma área de lazer no local. Além de proporcionar momentos de lazer e comunhão entre os moradores, queremos montar quiosques para as pessoas montarem pontos de venda, por exemplo, artesanato. A intenção é gerar renda”, explicou.

Já no bairro Baixada da Olaria, Selma tem projetado a construção de casas populares para as famílias de baixa renda. “Isso vai trazer dignidade de vida, aumentar a autoestima das pessoas. Qual é o cidadão que não sonha com sua casa própria dentro da condição que ele possa adquirir? Isso no nosso governo será prioridade”, contou a candidata. Ela também quer construir no bairro uma nova creche, pois a atual aloca crianças de outros bairros e isso, segundo ela, não deveria acontecer.

Foto: Fábio Guimas

Selma diz que serão rigorosos em relação a esse cadastramento e preenchimento de vagas. A creche tem que atender ao munícipe e a criança da localidade dela”, ressalta Selma que também quer construir mais escolas. “Sabemos que há 40 anos não se constroem escolas, creches e até mesmo projetos de habitação em Resende. Nossa prioridade será na saúde, educação e moradia para pessoas de baixa renda”, completa.

No bairro Morada do Contorno, a candidata conta que já tem pronto um estudo para a arborização do local, construção de área de lazer, pistas de caminhada e de ciclismo, além de implantar um estacionamento do tipo espinha de peixe. Ela cita que, se eleita, fará duas pistas, uma para a prática do ciclismo e outra para caminhada. Pretende ainda agregar uma área de lazer para as crianças e para os idosos que possam sentar no final da tarde e ter momentos agradáveis com amigos e a família, assim como quer arborizar a área. Para o comércio, pensa em um estacionamento de veículos.

Foto: Fábio Guimas

VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E EDUCAÇÃO

A valorização do servidor público municipal é defendido pelas candidatas Selma Álamo e a professora Cláudia Luísa. Elas contaram que vão aplicar o plano de cargos e salários dos servidores. “Os servidores já contam com um plano de cargos e salários. Ele tem é que ser aplicado de forma correta  para valorizar o trabalho do sistema público. No nosso governo será cumprido a Lei 3210/2015 do Estatuto do Servidor Público. Transparência nas contas públicas referente à concessão de gratificações e adicionais. Pagamento dos adicionais por conclusão de cursos. Retorno do auxílio com forma de incentivo a qualificação profissional”, explica Selma.

Já na área da educação, a candidata quer cumprir com rigor o artigo 56 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) . “Vamos garantir a todos os pais que recebam periodicamente informativos sobre o desempenho de seu filho na escola. Considerando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as escolas terão que se adaptarem e estabelecerem metas a serem cumpridas pelo Plano Nacional de Educação. Essa é a nossa meta”, disse.

Foto: Fábio Guimas

RESTAURANTE E FARMÁCIA POPULAR

A reabertura do Restaurante e da Farmácia Popular está no Plano de Governo das candidatas do PROS. Segundo ela, é preciso garantir condições do trabalhador ter a sua alimentação diária e retirar esse custo de medicamento, que é tão alto, dos bolsos das famílias mais carentes.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS

Os deficientes e idosos estarão uma atenção a mais no governo de Selma Álamo. A candidata quer implantar o Cadastro Municipal de Pessoas com Deficiência (PCD) para atender as indústrias. A implantação será feita por meio de Lei Municipal. “O Cadastro Municipal de Pessoas com Deficiência será o mecanismo de orientação para elaboração de políticas públicas de atendimento das pessoas com deficiências. Uma delas será a introdução ou reintrodução no mercado de trabalho. O cadastro será o instrumento que colocará a empresa que precisa contratar a pessoa com deficiência apta a exercer sua função”, esclareceu Selma.

Foto: Fábio Guimas

Já os idosos vão poder desfrutar de um Centro Cultural Idade Alegria, onde poderão promover atividades físicas, atendimentos odontológico e oftalmológico para os idosos, além de cursos de pintura, dança de salão, turismo, excursões, acompanhamentos psicológicos e outras atividades.

Deixe um Comentário