UFF prepara projeto de Universidade Carbono Zero para Itatiaia

0

ITATIAIA

O reitor da Universidade Federal Fluminense, Dr Antonio Cláudio Nóbrega, em reunião com Adalberto Bisol, pré-candidato a prefeito de Itatiaia e a Dra Diana Castro, da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Uff, informou que a Instituição prepara para o Parque Nacional de Itatiaia um projeto inovador e sustentável de universidade, com emissão zero de carbono. “Estamos colaborando com ideias de vanguarda e sustentabilidade neste empreendimento”, analisou.

A expansão da Universidade Federal Fluminense para ocupar as antigas instalações do Hotel Simon no Parque Nacional de Itatiaia é uma proposta apresentada e defendida pelo pré-candidato Bisol em seu projeto para as eleições suplementares da cidade. O pleito foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral novamente e depende de agenda do TRE do Rio de Janeiro. “O projeto de cidade que estamos debatendo contempla a possibilidade de Itatiaia se tornar um importante polo produtor de conhecimento”, disse.

O reitor Antonio Claudio afirma que está muito otimista, pois uma vez que “construídas  as devidas parcerias e criadas as necessárias condições, poderemos ter o melhor hotel-escola/centro de treinamento do Brasil”. De acordo com a Dra Diana Castro, a proposta é audaciosa e cria um modelo de instituição com responsabilidade social, sem emissão de carbono. “Um projeto deste porte fará com que o Brasil perceba Itatiaia com novas referências, com preocupação com o futuro da cidade e também do planeta”, considera.

Bisol convidou Diana Castro para ministrar uma palestra para empreendedores do turismo, hotelaria e indústria criativa de Itatiaia e região. A palestra será marcada e divulgada para apresentação do projeto também ao Instituto Chico Mendes, gestor do Parque Nacional de Itaiaia. “Independente do resultado das eleições, que estão por vir, estamos colaborando para colocar Itatiaia em outro patamar”, declara Bisol.

 

Deixe um Comentário